Você pode aparar arbustos quando estão molhados?

Pin
Send
Share
Send

Aborde os arbustos no jardim como uma tarefa "conforme a necessidade", não para realizar repetidamente para limitar a saúde e a vitalidade da planta. A manutenção da poda não deve ser vista como a única maneira de corrigir a negligência ou a má seleção da planta. Aparar arbustos para remover tecidos mortos ou doentes ou para moldar a planta. Não corte arbitrariamente como forma de manter um arbusto de crescimento grande muito pequeno e estressado. O tempo preciso dos arbustos de poda, especialmente os tipos de flores, varia de acordo com a espécie. Se for possível, tente realizar todas as tarefas de corte quando os arbustos estiverem secos.

Aparar arbustos quando secos ao toque oferece inúmeras vantagens.

Preocupações com Doenças

A preocupação mais premente de aparar arbustos quando molhados após chuvas ou irrigação é a ameaça de espalhar doenças. Os esporos de fungos, em particular, são mais facilmente espalhados quando folhas e caules permanecem molhados. Depois que os galhos são cortados e uma ferida nova é exposta ao ar, qualquer gota de água com esporos de fungos ou outros restos de doenças pode repousar sobre as feridas. A umidade mais alta retarda o calo da ferida, permitindo mais tempo para que as doenças entrem ou se multipliquem no topo da ferida e danifiquem os tecidos vegetais saudáveis. Calos lentos podem aumentar a podridão dos tecidos. A própria ferramenta de poda pode ser o vetor pelo qual a doença se espalha pelos tecidos das plantas úmidas.

Mudança na forma da planta

Quando os arbustos são cortados da primavera ao outono, a umidade das folhas e caules aumenta o peso dos galhos. Após uma chuva forte, o excesso de umidade pode fazer com que os galhos caiam ou se curvem, alterando a silhueta real da planta. Se a manutenção do corte for moldar o arbusto, aguarde até as folhas e caules secarem e volte à vertical para uma estrutura e hábito mais indicativos. Isso permite cortar galhos uniformemente para moldar o arbusto no tamanho e comprimento adequados.

Segurança

Simplificando, é muito mais difícil aparar arbustos quando o jardim está molhado. As alças das ferramentas ficam escorregadias e os galhos caídos jogam água no seu rosto ou deixam suas roupas desconfortáveis. Galhos úmidos podem ser difíceis de entender e manter-se firmes enquanto você avalia a saúde deles e onde fazer o corte de poda. Como as lâminas de poda são afiadas e prontamente cortadas nos dedos quando as lâminas se fecham, é mais seguro esperar até que a paisagem fique mais seca e sua percepção tátil e a aderência geral às ferramentas sejam consistentes. A umidade das lâminas de poda acelera o desgaste delas e pode levar à ferrugem que afeta sua usabilidade.

Dicas

Se possível, aguarde até os arbustos secarem antes de iniciar projetos de corte substanciais. Um recorte rápido de um ou dois ramos pode ser fácil de concluir. Em dias de vento, a folhagem e os caules secam mais rapidamente. Agite suavemente os arbustos para colocar gotas de água no chão para diminuir a quantidade de tempo necessária antes das plantas secarem. Para diminuir ainda mais a possibilidade de espalhar doenças durante a poda, limpe as lâminas de corte com uma solução de lixívia a 10% entre os cortes para esterilizar as lâminas. Traga toalhas de papel ou panos secos com você para secar frequentemente as mãos e as ferramentas de poda para garantir que sua aderência seja sempre firme e forte.

Pin
Send
Share
Send