Como funcionam os sistemas sépticos acima do solo

Pin
Send
Share
Send

Os sistemas acima do solo, chamados de sistemas de montes, foram desenvolvidos para compensar solos locais de baixa absorção que não podem suportar um sistema séptico subterrâneo padrão.

Sistema simples de gerenciamento de resíduos

Todos os sistemas sépticos são projetados com dois componentes principais. O primeiro é o tanque séptico, feito de concreto à prova d'água ou fibra de vidro para coletar resíduos sólidos chamados "lodo". O segundo componente incorpora os solos locais para absorver o esgoto líquido (efluentes) através de um sistema subterrâneo de tubos perfurados, fornecendo os líquidos para uma área designada, conhecida como campo de lixiviação.

Quando os solos locais não têm a capacidade de absorver efluentes adequadamente, um sistema artificial é criado acima do solo, conhecido como sistema de montes.

Para cima e para fora

Como no sistema subterrâneo, o tanque séptico em um sistema de montículo também é enterrado no subsolo. Dependendo do design, pode haver dois tanques ou um tanque com duas câmaras. O primeiro tanque, ou câmara, retém os resíduos sólidos enquanto o segundo tanque (câmara de dosagem) coleta os resíduos líquidos.

Esta segunda câmara possui uma bomba de depósito integrada que bombeia esses resíduos líquidos até o monte de absorção acima do solo.

Camadas de areia, cascalho e solo

A primeira camada do monte é uma camada do solo encontrada no local do tanque séptico. Em seguida, uma camada de areia é espalhada sobre o solo cultivado localmente. Em seguida, uma camada de cascalho e tubulação é estrategicamente organizada e conectada à câmara de dosagem abaixo. O cascalho é então coberto com um tecido de qualidade de construção e, finalmente, outra camada de solo termina o monte de absorção.

Essa camada final de solo será enriquecida para que a grama cresça rapidamente sobre o monte, para evitar problemas de erosão. Este monte precisará ser mantido livre de arbustos e árvores, pois as raízes podem comprometer a tubulação.

Juntando tudo

Quando o vaso sanitário é lavado ou a banheira é drenada, os resíduos vão diretamente para a fossa séptica. Os sólidos permanecem no primeiro tanque, enquanto a segunda câmara coleta os resíduos líquidos. Esse resíduo (efluente) é bombeado e espalhado pelas camadas de cascalho e areia. Esses efluentes filtram naturalmente o solo, sendo reciclados no meio ambiente, principalmente como fertilizante ideal para a camada superior do solo.

Como em um sistema séptico subterrâneo, o sistema de montículo também precisa de bombeamento regular do tanque de lodo.

Pin
Send
Share
Send