Resistência do aço vs. Madeira

Pin
Send
Share
Send

O aço tem uma grande reputação de força. A própria palavra muitas vezes evoca visões de poder, longevidade e resistência. No entanto, o conceito de "força" é ilusório. Um material pode reagir muito bem a choques repentinos, como tiros de espingarda, e ainda assim ser muito rápido em quebrar sob estresse constante e de longo prazo.

crédito: Comstock / Comstock / Getty Images A Steel tem a reputação de ser mais forte que a madeira, mas tudo depende de como você define "mais forte".

O experimento "Portland"

A Portland Cement Association financiou um estudo em 2000 realizado pelo engenheiro Armin B. Mehrabi. Era um conjunto de testes de estresse projetados para determinar as forças relativas de várias estruturas de suporte para paredes de concreto durante um terremoto. Madeira e aço foram utilizados apenas como variáveis ​​de controle. A madeira era um pouco melhor que o aço em relação à fadiga e ao estresse de um terremoto simulado. As madeiras usadas eram uma combinação de pinheiro e abeto, que não são tão fortes quanto o bordo ou o carvalho.

Danos por pressão

O experimento "Portland" determinou que as estruturas de suporte de madeira para o concreto sofreram seu primeiro grande dano, com 3500 libras de força, contra os suportes de madeira, idênticos ao aço. O primeiro grande dano mostrou um deslocamento estrutural de 0,51 polegada para madeira e um pouco maior de 0,54 polegadas para aço, o que significa que o dano a 3500 libras foi um pouco pior para aço que madeira.

Durabilidade da madeira

O experimento "Portland" mostrou que, com o tempo, a madeira superou o aço, enquanto o aço, em certas circunstâncias, resistiu a choques melhor do que outros materiais. A resistência máxima da madeira à pressão artificial do terremoto aplicada a ela era de 4583 libras antes de quebrar. O aço estava mais baixo, com 4004 libras. Esse experimento mostrou que a combinação pinho / abeto era mais durável que o aço. Como a Portland Concrete Association não tinha interesse financeiro específico em aço ou madeira - uma vez que se preocupava apenas com seu próprio concreto - este estudo deve ser levado a sério.

Desgaste estrutural

"Renovo Bikes", fabricante de bicicletas da Califórnia, argumenta que a madeira é muito superior ao aço na construção de bicicletas. Ele sustenta que a madeira é mais durável e confiável. A madeira absorve melhor a vibração, o que significa que pode sofrer estresse ao longo do tempo sem rachar ou desgastar. A madeira leva o estresse a longo prazo muito melhor que o aço, como demonstrou o estudo "Portland". O aço é mais quebradiço que a madeira, tornando-o uma má escolha para estruturas que suportarão altas cargas por um longo tempo. Madeira e aço têm a mesma força de "rigidez" - isto é, até que ponto eles dobram antes de mostrar sinais de desgaste; mas a madeira é melhor para estruturas onde o estresse é constante e regular, como em uma casa. Isso implica que em outras áreas onde o estresse é concentrado e irregular, como tacos de beisebol, o aço é superior. Em outras palavras, é mais provável que a madeira quebre ou rache ao jogar uma bola de beisebol em alta velocidade que o aço, mas a madeira é mais durável para tensões de longo prazo.

Pin
Send
Share
Send