Você deve entrar no porão em um terremoto?

Pin
Send
Share
Send

O Consórcio Central de Terremotos dos Estados Unidos alerta que há uma chance de 25 a 40% de um terremoto durante qualquer período de 50 anos. Embora um forte terremoto possa ser catastrófico, é importante notar que são detritos em queda, e não o movimento do solo, que causa a maioria dos ferimentos e mortes. Saber o que fazer em um terremoto aumenta muito suas chances de emergir com segurança.

As fachadas dos edifícios podem chover detritos durante um terremoto.

Considerações gerais

Segundo a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, a maioria dos feridos por terremotos ocorre "quando as pessoas dentro dos edifícios tentam se mudar para um local diferente dentro do edifício ou tentam sair". Portanto, se você estiver dentro do porão quando ocorrer um terremoto, fique por dentro. No entanto, se você estiver no nível superior, não tente ir para o porão. De fato, a FEMA recomenda não avançar mais do que alguns passos para a segurança, se possível.

Take Cover Interior

Assim que você suspeitar que um terremoto está em andamento, caia no chão e proteja sua cabeça com os braços. Afaste-se das paredes externas, vidro, luminárias e móveis que possam tombar, como uma gaiola ou uma unidade de parede. As paredes internas são mais seguras, observa os Centros de Controle de Doenças, uma vez que são as menos propensas a entrar em colapso e podem protegê-lo contra a queda de objetos. O CDC recomenda que você permaneça em um canto ou porta interna, se não conseguir encontrar cobertura. No entanto, se houver uma mesa pesada por perto, fique embaixo dela e segure-a firmemente. Se a mesa se mover, tente se mover com ela. Se você estiver em um prédio público durante um terremoto, afaste-se das paredes externas, vidro e utensílios que podem cair sobre você e proteja-se. Fique longe das portas, pois uma multidão pode prendê-lo em um espaço perigoso perto de uma parede ou porta externa.

Fique seguro fora

Fique ao ar livre se estiver ao ar livre quando ocorrer um terremoto, longe de qualquer coisa que possa cair sobre você, como edifícios, linhas de energia, árvores e postes. Quando estiver fora, não entre, pois é muito perigoso estar perto de paredes e portas exteriores. Ao dirigir durante um terremoto, saia do trânsito e pare o carro no primeiro lugar seguro, longe de pontes, viadutos, postes e outros perigos. Esteja ciente dos perigos dos eventos pós-terremoto, incluindo deslizamentos de terra em áreas montanhosas e tsunamis em áreas costeiras.

Preparando-se para um terremoto

O planejamento antecipado pode mantê-lo mais seguro quando ocorrer um terremoto. A FEMA recomenda verificar a sua casa em busca de prateleiras que precisem de fixação nas paredes. Também é aconselhável reorganizar suas prateleiras e armários para armazenar itens pesados ​​e quebráveis ​​perto da parte inferior. Considere afastar decorações pesadas, como espelhos e arte, de camas e lugares onde as pessoas se sentam. Bloqueie produtos químicos inflamáveis ​​em armários seguros, de preferência em um galpão e não dentro de sua casa. Anote os locais mais seguros em cada cômodo da sua casa e faça exercícios com sua família, para que a mudança para esses espaços se torne rapidamente uma segunda natureza.

Pin
Send
Share
Send