Como cuidar de lírios

Pin
Send
Share
Send

É difícil acreditar que os lírios gloriosamente belos, em forma de trombeta, cresçam a partir de bulbos roliços e escamosos. As flores requintadas ficam em cima de caules altos e retos, e os jardineiros os valorizam por sua beleza, sua longa floração e também pelos cuidados mínimos necessários. Os lírios asiáticos e orientais são verdadeiros, pertencentes ao gênero Lilium. Algumas flores carregam "lírio" em seus nomes comuns, como lírios do dia, lírios e lírios da paz, mas não são verdadeiros lírios.

Os verdadeiros lírios crescem a partir de bulbos escamosos e são perenes.Os tons de lírio variam de pálido a vívido.

O gênero Lilium

Os verdadeiros lírios crescem a partir de bulbos, não de sementes. Os bulbos têm escamas carnudas e sobrepostas, sem uma cobertura protetora e, para crescer, exigem um período frio e inativo. Portanto, eles geralmente não se dão bem em zonas mais quentes. Os verdadeiros lírios prosperam nas zonas de robustez das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 4 a 8. A maioria exige solo com pH ácido, neutro ou bem drenado, enriquecido por material orgânico. As lâmpadas devem ser plantadas no outono a uma profundidade de três vezes a altura da lâmpada.

Os verdadeiros lírios produzem suas flores dramáticas em caules rígidos e fortes que crescem dos bulbos. Diferentes variedades têm diferentes alturas de caule, variando de 2 a 6 pés de altura. Uma vez estabelecidas, são perenes e retornam, ano após ano, durante a estação de crescimento. Você encontrará cultivares de lírio que produzem flores brancas, juntamente com as que têm amarelo, rosa, laranja ou marrom. As flores podem ter a forma de trombetas, tigelas ou sinos. Alguns assentem para baixo, outros voltam-se para fora ou voltam-se para cima. Muitos produzem uma fragrância deliciosa.

Cada tipo de lírio floresce em um período diferente. Algumas são flores no início da estação, outras no meio da temporada e algumas no final da estação. Ao selecionar deliberadamente os lírios para suas datas de floração, você pode ter os lírios enfeitando seu jardim desde o início do verão até a primeira geada do outono.

Lírios asiáticos

crédito: TracieMichelle / iStock / GettyImages

Quais são os primeiros lírios a florescer? É provável que sejam lírios asiáticos e também são os lírios mais fáceis de cultivar e cuidar. Os lírios asiáticos são muito frios e resistentes (até a zona de resistência 4 do USDA), e seus caules altos não requerem aplicação de estacas. Esses lírios aceitam muito os tipos de solo e crescem em praticamente qualquer solo, desde que drene bem. Eles florescem no início do verão até o verão.

Os lírios asiáticos têm flores voltadas para cima. Você pode encontrar cultivares de lírio asiático em uma ampla variedade de tons, do branco ao escuro, amarelo, laranja e vermelho. Infelizmente, com o tempo, esses híbridos perderam a maior parte de seus perfumes.

Lírios orientais

crédito: outside2013 / iStock / GettyImages

Se você deseja a fragrância profunda e inebriante de um lírio, provavelmente é um lírio oriental com o qual você está sonhando. As flores exóticas dos lírios orientais são muito populares, com suas flores com babados e perfume pesado e doce.

Estas flores excepcionalmente bonitas florescem logo após o desaparecimento dos lírios asiáticos. Eles começam a florescer no meio do verão e continuam até o final do verão. Os orientais vêm em vários tamanhos, desde plantas de tamanho reduzido até 2 pés de altura a gigantes que se erguem bem acima da cabeça do jardineiro comum. Surpreendentes e dramáticos, os lírios orientais produzem maravilhosas flores de corte. Um vaso encherá toda a casa com o perfume inesquecível. E no jardim, você verá que a fragrância se intensifica após o anoitecer.

Cuidando de lírios

crédito: Songsak Paname / iStock / GettyImages

Os lírios são fáceis de cuidar e seu maior trabalho é localizá-los bem. Para uma floração confiável, as plantas requerem um local com seis a oito horas de luz solar direta todos os dias. Os lírios plantados em áreas sombreadas ou parcialmente sombrias inclinam-se para o sol ou às vezes caem.

A irrigação é talvez o elemento mais importante dos cuidados com os lírios. Você deve regá-las generosamente durante a estação de crescimento, mas mesmo durante o inverno, quando estão adormecidas, o solo deve ser mantido úmido. Eles vão precisar de alimentação também. Use um fertilizante líquido com alto teor de potássio durante a primavera e o verão. Alimente as lâmpadas a cada duas semanas até seis semanas após a floração.

Outra coisa importante a lembrar é deixar a folhagem dourada, mesmo quando não é atraente. A planta precisa da folhagem para ajudar o bulbo a armazenar a energia necessária para florescer no ano seguinte. Corte no final do outono e não antes. Alguns jardineiros esperam até o início da primavera.

A cobertura é importante para ajudar as raízes dos lírios a se refrescarem. Adicione 10 a 20 cm de cobertura morta imediatamente antes do inverno para proteger o solo de um congelamento o maior tempo possível. Deixe a cobertura morta no solo até a última geada da primavera.

Por fim, você precisará dividir as lâmpadas a cada três a quatro anos. Quando você vir um novo crescimento na primavera, desenterre as lâmpadas e divida-as em pedaços. Replante-os e, ao mesmo tempo, adicione composto e farinha de ossos ao solo.

Pin
Send
Share
Send