Qual é a definição de design contemporâneo?

Pin
Send
Share
Send

O design contemporâneo é fortemente influenciado pelo design moderno, mas eles não são os mesmos. Um é um período de design histórico específico, com uma filosofia orientadora e características identificáveis. O outro é um trabalho em andamento, uma resposta ao zeitgeist, um reflexo da decoração radical e dos desenvolvimentos arquitetônicos que o precederam, um olhar que você conhecer quando você ver. Se você pode separar os dois, entende o suficiente sobre o design moderno e o contemporâneo para combiná-los com sucesso.

Crédito: Stockbyte / Stockbyte / Getty Images

Design completamente moderno

Crédito: Digital Vision./Photodisc/Getty ImagesMulher andando em uma casa limpa e moderna

O design moderno refere-se a um período de tempo distinto que abrange o início do século XX, da Primeira Guerra Mundial até aproximadamente 1979, de acordo com o National Trust for Historic Preservation. É sintetizado por linhas sobressalentes, materiais industriais, um alinhamento com a natureza, ângulos em vez de curvas e uma rejeição à ornamentação que caracterizava o estilo vitoriano, eduardiano e Art Nouveau anterior. O modernismo incorpora uma filosofia socialmente consciente, progressista, utilitária e "nova". Nomes famosos no panteão de arquitetos e designers de móveis incluem Le Corbusier, Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, Ray e Charles Eames, Philip Johnson, Frank Lloyd Wright e outros luminares. O vidro é adaptado às tecnologias modernas de maneiras novas e impressionantes pelos modernistas; A Glass House de Philip Johnson, em 1949, é um cubo vivo completamente transparente, cheio de móveis sob medida de Mies van der Rohe.

Notável no Agora

Crédito: Digital Vision./Photodisc/Getty ImagesParede de vidro grande em casa moderna

O Museu de Arte Moderna define design contemporâneo - contemporâneo sendo um adjetivo, não um estilo - como bem feito, bonito, eficiente, inovador e reflexivo de seu tempo. este o tempo está preocupado com preocupações ambientais, consciência global, economia, durabilidade, experimentação, tecnologia e simplicidade. Como o contemporâneo é "do momento", seus projetos são fluidos, em constante mudança, ecléticos, discretos e abertos. Paredes entre quartos não existem; portas de vidro abrem uma parede residencial para o exterior; os telhados são feitos de plantas ou grama resistentes à seca. Arquitetos como Zaha Hadid criam prédios curvos alongados que incorporam formas e ângulos fraturados que refletem o caos da vida moderna. Frank Gehry usa aço corrugado, madeira compensada, vidro, titânio e calcário para criar arcos arrebatadores, justaposições dramáticas de materiais que captam a luz e edifícios surpreendentes, como o Museu Guggenheim, em Bilbau, que são ao mesmo tempo distintos e totalmente integrados ao ambiente. .

Design moderno duradouro

Crédito: Comstock / Stockbyte / Getty Images

Moderno e meados do século O mobiliário moderno foi projetado no período entre 1933 e meados dos anos 60. Os projetos espelham as teorias filosóficas adotadas pelos arquitetos da época: alguns designers de móveis notáveis, como Mies van der Rohe, foram celebrados por seus prédios e espreguiçadeiras. O movimento Bauhaus na Alemanha inspirou a sinuosa espreguiçadeira de couro e aço tubular de Le Corbusier e a icônica cadeira Barcelona de Mies van der Rohe com sua estrutura de aço cromado e assentos de couro tufado. As cadeiras Eames usavam plástico e fibra de vidro em assentos inovadores e coloridos em estilo balde. A graciosa mesa e cadeiras Tulipas de Saarinen mesclava materiais sintéticos e a essência reduzida da forma. Hoje, você pode mobiliar uma casa inteira no Mid-Century Modern ou misturar algumas peças premiadas com designs contemporâneos simples.

Lábios e luzes

Crédito: etse1112 / iStock / Getty ImagesSala de estar com iluminação moderna

O mobiliário contemporâneo tende a ser elegante, monocromático e pouco exigente, mas não há regras rígidas. Você tem a mesma probabilidade de encontrar uma suíte de sala feita de papelão ondulado como uma suíte de bambu dividida. Muitas peças contemporâneas são conversíveis, refletindo a mudança para a vida urbana em espaços menores e a necessidade de tudo para ganhar o seu sustento duas vezes. O sistema de parede com mesa da sala de jantar se dobra em uma cama de Murphy. O divisor de quarto em loft laminado branco é um armário de um lado, uma estante para guardar a biblioteca e a TV de tela plana do outro. Um sofá contemporâneo pode empregar humor, em vez de chita, para definir um estilo: o surrealista sofá "Lips" de Salvador Dali foi reinterpretado em uma versão em espuma estofada e amplamente disponível em vermelho vivo. Um modelo de piso gigante da luminária de mesa Anglepoise tem mais de 7 pés de altura. O contemporâneo funciona melhor em espaços organizados e pode ser facilmente combinado com móveis modernos e peças pessoais ecléticas.

Pin
Send
Share
Send