Diferença entre Alodine e Anodize

Pin
Send
Share
Send

Tanto o alodino quanto o andodizado são processos químicos usados ​​para criar uma barreira protetora contra óxidos em certos tipos de metal. Essa barreira, quando aplicada a metais como alumínio, nióbio, tântalo, titânio, tungstênio e zircônio, protege os metais da corrosão. A diferença entre Alodine e Anodize reside principalmente no processo de aplicação ou criação da barreira e do custo.

Ferrugem e corrosão podem enfraquecer uma estrutura metálica e torná-la insegura.

Preparação

Os metais tratados com alodino devem primeiro ser condicionados com ácido. Para preparar uma superfície para anodização, ela deve estar limpa de detritos e colocada em um tanque de água salgada.

Processo

Os metais gravados com ácido podem ser mergulhados em um tanque contendo Alodine ou pintados com o produto químico. Mergulhar produz o revestimento mais uniforme, mas ambos os métodos devem ser secos com ar quente e forçado. A anodização é um processo eletroquímico complicado. Produtos químicos anodizantes são adicionados ao tanque de água salgada e eletrodos são inseridos para criar a reação.

Efeito de acabamento

O alodino reveste a superfície do metal com uma fina barreira superficial. A anodização também reveste a superfície, mas penetra mais no metal para uma barreira mais espessa e tem o efeito adicional de endurecer o material.

Custo

O alodino é mais acessível para a compra de suprimentos e é mais simples de aplicar, pois requer apenas a pintura da superfície ou a quantidade suficiente de produtos químicos para submergir o metal. A anodização envolve produtos químicos muito mais caros e máquinas de banho eletroquímicas. O processo de anodização é mais perigoso e requer mais habilidade do que a alodinação.

Pin
Send
Share
Send