Como e quando podar orquídeas

Pin
Send
Share
Send

Crédito: Pito Fotos / iStock / GettyImagesAs orquídeas podem florescer por meses.

As orquídeas são um pouco únicas, pois prosperam com a umidade, mas suas raízes preferem o fluxo de ar do que as condições de chuva. Premiadas por suas flores duradouras, as muitas variedades dessas belezas tropicais raramente requerem poda, exceto para incentivar uma segunda floração ou remover folhas ou caules mortos ou moribundos.

Poda Phalaenopsis para uma segunda flor

A orquídea mariposa, ou Phalaenopsis, é uma das variedades mais comuns de orquídeas em vasos.

o Phalaenopsis, também conhecido como orquídea de traça, é uma das variedades mais comuns, pois é a única variedade que floresce mais de uma vez do mesmo espigão ou caule. Orquídeas em vasos vendidas em mercearias e lojas grandes geralmente são orquídeas mariposas.

Depois que a primeira flor desbotar ou cair completamente, corte a haste da flor em um ângulo, cortando logo acima do nó ou do local bronzeado anteriormente ocupado pela flor. Isso incentiva a planta a criar um novo crescimento no nó, levando a mais flores em dois a três meses.

Use tesouras de jardim afiadas e limpas, uma faca ou até uma lâmina de barbear para cortar a haste da flor. Qualquer que seja a ferramenta que você preferir, desinfete a lâmina primeiro com um desinfetante para as mãos à base de álcool ou uma variedade de drogaria.

A orquídea mariposa pode florescer novamente, mesmo se você não podar o pico após a primeira florada, mas é provável que as flores fiquem menores e o caule mais fraco.

  • Nota: As orquídeas são bastante delicadas e não devem ser manipuladas quando se trata de poda. Até suas folhas são macias e podem morrer se forem danificadas acidentalmente.

Após o Segundo Bloom

Uma orquídea mariposa exige outra poda quando o segundo fluxo de flores desaparece. Corte o espigão até uma polegada ou mais acima de sua base para ajudar a planta a reorientar sua energia em suas raízes e produção de folhas. Se a planta mostrar sinais de outros botões ou até de nós no espigão, corte-os um pouco acima deles. A usina pode reaparecer após um período de dormência, que pode durar até nove meses.

A qualquer momento da vida da orquídea-mariposa, uma haste de flor pode parecer murcha, marrom ou amarela ou até mole, não mais se sustentando sozinha. Se for esse o caso, corte-o a 2,5 cm acima da base.

Poda Outras Variedades de Orquídeas

Prune as orquídeas um pouco acima dos pseudobulbos ou do crescimento das folhas depois que as flores murcham.

Como outros tipos de orquídeas não brotam do mesmo espinho, podá-los até um pouco acima da base do espinho depois que as flores caem, na maioria dos casos. Se o espigão tiver folhas, corte um pouco acima das folhas para que as folhas fiquem na planta. Algumas variedades de orquídeas como Dendrobiums e Cattleyas têm pseudobulbos que crescem na haste; se você observar uma protuberância ou inchaço na haste, é mais provável que seja um pseudobulbo. Corte esse tipo de caule de orquídea logo acima do pseudobulbo. Nunca corte um pseudobulbo de uma orquídea, pois é aí que a orquídea armazena nutrientes vitais que a ajudam a sobreviver.

Para uma orquídea de espiga dupla, corte uma espiga até a base após a floração. Apare o outro logo acima do nó abaixo a menor floração.

Não podar raízes visíveis

Como as raízes das orquídeas exigem pelo menos um pouco de fluxo de ar, algumas raízes são visíveis no topo do meio de plantio. Eles podem parecer curvos e um pouco cinza. Mesmo se você sentir que isso prejudica a aparência da planta, nunca a corte, pois são vitais para a saúde da planta.

Podando uma orquídea de jardim

Orquídeas de ameixa plantadas ao ar livre depois que as flores caem. Podar de volta folhas mortas e estacas no outono.

Uma variedade de orquídeas, em particular, prospera bem quando plantada em um jardim em áreas que provavelmente não congelam no inverno. A orquídea chinesa do jardim, também conhecida como Bletilla striata e orquídea resistente, é uma excelente planta de jardim em áreas que recebem sombra parcial em regiões mais quentes que a Zona 5 de Resistência do USDA. Esta orquídea fornece flores arroxeadas no início da primavera e folhas verdes luxuriantes no verão. Corte as hastes das flores após o desbotamento das flores, aparando as folhas que brotam acima. Se a orquídea mostrar sinais de murchas ou caules mortos, poda-os no início do outono. Corte também as folhas que pareçam pretas, higienizando as tesouras novamente antes de cortar outras plantas.

Raízes de poda e repotting

Como muitas plantas de casa, uma orquídea pode superar seu vaso. Ao contrário de algumas plantas, uma orquídea gosta de ser ligada à raiz, com uma abundância de raízes preenchendo a maior parte do vaso. Não repot uma orquídea apenas porque é ligada à raiz. Espere até que a planta cresça demais para o vaso, com muito crescimento visível - incluindo as raízes - derramando pelos lados. Isso pode levar alguns anos, dependendo da planta e do vaso original. As raízes de uma orquídea também podem precisar de uma inspeção se o meio de cultivo original quebrar e precisar ser substituído.

Inspecione cuidadosamente as raízes da orquídea depois de puxar a planta para fora do seu recipiente. Corte qualquer raiz murcha, morta ou esponjosa, usando tesouras higienizadas. Coloque a planta de volta em uma panela, pedindo a ajuda de um amigo para segurá-la enquanto você adiciona uma mistura de casca ou meio de planta feito especificamente para orquídeas. O envasamento regular do solo não serve, pois uma orquídea requer uma mistura mais porosa. Adicione um meio de envasamento suficiente para cobrir ou alcançar o topo das raízes superiores. Se a planta não for estável por si só após adicionar meio de envasamento, adicione clipes de orquídea de metal que abrangem o topo da panela, viajando entre hastes ou caules da orquídea. Isso ajuda a orquídea a ficar de pé.

Pin
Send
Share
Send