Você pode adicionar tonalidade à mancha de madeira?

Pin
Send
Share
Send

Encontrar a mancha de madeira perfeita para o seu projeto em casa pode ser complicado. Se você deseja escurecer as molduras de madeira em torno das portas da sala de estar para um marrom rico, ou iluminar seu mobiliário de madeira com um bordo fresco e leve, as cores correspondentes podem precisar de suposições às vezes. No entanto, para obter a cor desejada, você pode adicionar tonalidade a uma base de mancha de madeira clara ou pré-pintada, adicionando à mistura até que ela esteja correta.

credit: Pranchas de madeira como imagem de fundo por Lucy Cherniak de Fotolia.com

Escolhendo a mancha de madeira certa

Escolha uma mancha de madeira que se adapte ao seu projeto. Para projetos ao ar livre, como reforma de móveis de pátio ou reforma de um deck de madeira, escolha uma mancha que possa resistir ao ar livre. As manchas de madeira externas produzirão um acabamento fosco, enquanto as manchas de madeira internas produzirão um revestimento mais brilhante e brilhante. Todas as manchas de madeira serão marcadas claramente para uso interno ou externo na embalagem.

As manchas de madeira existem em três variedades: gel, à base de água ou à base de óleo. Escolha uma mancha de madeira gel para folheados de madeira, pois eles produzem um brilho sem penetrar a superfície muito fundo. Escolha uma mancha de madeira à base de água para madeira acabada e bem condicionada. As manchas à base de água não produzem fumaça e são mais fáceis de manter, pois podem ser limpas com água e sabão. No entanto, eles não atingem o condicionamento profundo de manchas à base de óleo. Escolha uma mancha de madeira à base de óleo para madeira seca ou inacabada.

Adicionando tonalidade baseada em pigmento à mancha de madeira

Use tonalidade à base de pigmento com manchas de madeira à base de água ou à base de óleo. Como base, use uma mancha de madeira clara ou uma mancha de madeira pré-pintada. Apenas certifique-se de que a mancha pré-pintada também seja à base de pigmento. Misture bem a tonalidade para adicionar ou aprofundar a cor.

As tintas à base de pigmentos não são fáceis de corrigir; portanto, teste a mancha em um local imperceptível antes de aplicar em toda a superfície. As tonalidades baseadas em pigmentos não penetram na madeira, mas repousam por cima, portanto lixe a superfície da madeira antes de aplicar a tonalidade baseada em pigmentos.

Adicionando tonalidade baseada em corante à mancha de madeira

Compre tintas à base de corante para um processo simples e fácil de gerenciar. As tintas à base de corantes são comumente adquiridas em pó para serem dissolvidas em água e usadas com manchas de madeira à base de água. No entanto, tintas solúveis em óleo também estão disponíveis para uso com manchas de madeira à base de óleo; portanto, verifique cuidadosamente a embalagem para garantir que a tonalidade esteja correta para a mancha.

Misture as tintas à base de corante com uma mancha de madeira clara ou pré-pintada, conforme aplicável. Ao usar corante solúvel em água, limpe a superfície com água para corrigir a cor se estiver muito escura e adicione mais pó de cor à solução de corante se estiver muito clara. Tintas solúveis em óleo não são tão fáceis de corrigir, pois não podem ser lavadas com água. No entanto, os corantes solúveis em óleo são duradouros e não desaparecem com o tempo.

Tintas à base de corante penetram na madeira e não requerem superfície lixada.

Pin
Send
Share
Send