Entendendo o isolamento da casa

Pin
Send
Share
Send

Toda casa precisa de isolamento adequado para conforto e eficiência energética.

Se você deseja que sua casa seja mais quente no inverno e mais fria no verão, você deve isolá-la do telhado até a fundação. Ao isolar o ambiente dentro de sua casa, o isolamento não apenas regula a temperatura, mas também controla a umidade que pode causar mofo e economiza energia. O Departamento de Energia recomenda isolar o sótão, paredes, pisos e até as janelas, portas, dutos e fundações. Mesmo uma casa feita de um material naturalmente isolante, como esses tijolos, precisa de isolamento extra para evitar correntes de ar e acúmulo de umidade.

Os proprietários podem escolher entre uma variedade de materiais isolantes que, a maioria deles requer instalação profissional. O melhor momento para isolar é durante a construção ou reforma, mas é possível adicionar isolamento às estruturas existentes. Um pouquinho ajuda a aumentar o valor R geral e tornar a casa mais quente e mais eficiente em termos de energia.

Entendendo o valor-R

O valor R ideal para sua casa depende da zona climática em que você vive.

O valor R de um material isolante é uma medida do grau de proteção térmica que ele oferece. O "R" refere-se à resistência térmica, e quanto maior o número, melhor o material isola. Além da despesa, existem algumas desvantagens no excesso de isolamento, usando um material com um valor R mais alto do que o necessário, mas o baixo isolamento é um problema mais óbvio. O valor R ideal para sua casa depende de onde você mora, e o Departamento de Energia publica recomendações para cada zona no site da Energy Star. Por exemplo, ao adicionar isolamento a uma casa com estrutura de madeira em Miami, você deve atirar em R13 no chão e R30 a R49 no sótão. Se você mora em Michigan, por outro lado, precisa de R25 a R30 no piso e R49 a R60 no sótão.

Os valores R para materiais isolantes variam de 3,1 por polegada de espessura para mantas de fibra de vidro a 6,5 ​​por polegada para espuma de spray de célula fechada. A espessura da parede limita a quantidade de isolador leve, como fibra de vidro, que você pode instalar; portanto, às vezes a melhor opção é usar um material mais denso. Se você estiver adicionando isolamento a uma estrutura existente, existem maneiras de melhorar o valor isolante das paredes sem remover as superfícies. A celulose soprada possui um valor médio entre a fibra de vidro e a espuma, e você pode instalá-la sem remover o drywall.

Tipos de isolamento

O ar é um isolador térmico, e a maioria dos materiais é projetada para fazer uso desse fato prendendo o ar dentro dos materiais. O isolamento feito de fibras de fibra de vidro tecidas em mantas é uma das formas mais populares e baratas de isolamento, mas é bastante leve e oferece um valor-R mais baixo do que alguns outros tipos. Outros materiais, como celulose e lã mineral, são mais densos e, portanto, oferecem melhor valor R, mas acrescentam mais peso às paredes e ao teto. Espuma rígida e em spray são os melhores isoladores, e eles também são porosos e ganham seu valor isolante através do ar retido. As espumas não são tão pesadas quanto a lã mineral e a celulose, mas isolam melhor.

Aqui estão alguns dos materiais isolantes mais comuns:

Fibra de vidro

Crédito: Gold Star Isolation, I.P. As mangas de fibra de vidro se encaixam entre pregos espaçados padrão e vigas.

Ao pensar em isolamento, a maioria das pessoas obtém uma imagem de uma manta de fibra de vidro. Esse tipo de isolamento é desamassado ou com a face coberta de um lado com papel kraft ou um revestimento refletivo. As mantas vêm em embalagens compactadas com o valor R claramente marcado na frente. As mangas são dimensionadas para caber nos espaços entre os membros da estrutura e em espessuras que variam de 3,5 polegadas para cavidades de parede padrão a 12 polegadas quando colocadas em um sótão como cobertor isolante.

Prós e contras. Este é um material de isolamento que você pode instalar, tornando-o uma das opções mais econômicas. As fibras de fibra de vidro liberadas no ambiente causam alguma irritação, mas, ao contrário do isolamento de amianto, que não está mais disponível, a fibra de vidro não é perigosa. As fibras de amianto podem ficar permanentemente alojadas nos pulmões, mas as fibras de fibra de vidro quebram e o corpo as expulsa. Ainda assim, você deve usar proteção respiratória e roupas de proteção ao instalar isolamento de fibra de vidro. Quando instaladas corretamente, as mangas enfrentadas fornecem uma barreira à umidade para impedir a formação de condensação nas paredes e nos tetos. A instalação de uma barreira de umidade separada é geralmente recomendada ao instalar esteiras sem rostos.

Instalação. As paredes devem ser descobertas antes que você possa instalar as mantas de fibra de vidro, mas ao usá-las no sótão, você pode simplesmente colocá-las no drywall do teto entre as vigas, ou mesmo como um cobertor sobre a parte superior das vigas. As mangas são dimensionadas para caber confortavelmente entre pregos ou vigas espaçados 16 ou 24 polegadas. Você simplesmente insere a manta com a face voltada para a sala e grampeia as bordas do papel oposto aos pregos. Use fios, cordas ou uma camada de plástico para prender as mangas desamarradas entre os membros da estrutura.

Lã de rocha

A lã de rocha, também chamada de lã mineral, é feita a partir de minerais naturais.

Também conhecida como lã mineral, a lã de rocha é tecida a partir de fibras minerais, incluindo basalto e dolomita. Não inclui nenhum amianto. Como a fibra de vidro, a lã mineral vem em tiras pré-cortadas para caber em espaçamentos padrão,

Prós e contras. A lã de rocha é um material neutro em pH e não suporta o crescimento de fungos, por isso é uma boa opção para porões e outros locais úmidos. Também é mais resistente ao fogo e ao calor do que a fibra de vidro e é frequentemente usado em fornos e outros equipamentos de aquecimento.

Instalação. As mangas encaixam-se confortavelmente nas baías de estrutura padrão e são rígidas o suficiente para permanecer no lugar por si mesmas. Você pode cortar entalhes em caixas elétricas e outras obstruções com uma serra de buraco de fechadura.

Preenchimento solto

Crédito: Associação de Fabricantes de Isolamento de Celulose Embora exija equipamentos especiais, os proprietários podem soprar eles mesmos o isolamento.

Você pode adquirir um isolamento de preenchimento solto feito de pellets de fibra de vidro ou poliestireno, mas celulose e lã mineral são os ingredientes mais comuns. O preenchimento solto pode ser derivado de jornais velhos ou algodão reciclado, ou pode ser um material novo. O material se deposita em cavidades entre vigas de parede ou vigas do sótão e, dependendo da espessura, pode fornecer proteção térmica até R60.

Prós e contras. O preenchimento solto é fácil de instalar, especialmente nos sótãos, e é uma opção prática ao adicionar isolamento às paredes existentes. A celulose derivada de materiais reciclados é um produto de construção ecológico e é tratado com um retardador de fogo para proporcionar boa resistência ao fogo. Suas desvantagens são que ele tende a se assentar e se aglomerar, especialmente se ficar molhado, e pode fornecer um material de nidificação para roedores.

Instalação. Você precisa de um ventilador para instalar um preenchimento solto nas paredes acabadas e, se estiver fazendo isso sozinho, geralmente poderá alugá-lo quando comprar o isolamento. Soprar em um sótão é fácil - basta instalar uma barreira de umidade e disparar. Para soprá-lo nas paredes, geralmente é necessário fazer furos no bico do soprador e depois corrigir os furos após o término do trabalho.

Espuma rígida

A espuma rígida é um ótimo material isolante para porões, pisos e paredes externas.

Fabricados em poliestireno, poliisocianurato (poliiso) ou poliuretano, os painéis de espuma rígida geralmente são revestidos com película refletora e podem fornecer valores R até R-120. Ele vem em folhas de 4 por 8 em espessuras de 1/2 polegada a 6 polegadas ou mais. Você pode instalar folhas umas sobre as outras para aumentar o valor do isolamento.

Prós e contras. Esse tipo de isolamento fornece o dobro da proteção térmica de qualquer outro tipo e é perfeito para porões e outros locais úmidos. Os painéis podem ser cortados e ajustados para caber em espaços exclusivos, mas podem deixar lacunas que produzem rascunhos.

Instalação. Você pode colar ou pregar espuma rígida diretamente nos pregos da parede ou em uma superfície lisa, como uma parede de concreto ou tijolo. Você também pode cortar as placas com uma serra manual para caber dentro das baias de molduras. As pranchas são rígidas, portanto permanecem no lugar se forem cortadas para se ajustarem perfeitamente.

Spray de espuma

Uma maneira de usar espuma de spray é selar as lacunas antes de instalar outro tipo de isolamento.

A espuma de spray pode funcionar como um preenchedor de lacunas ou como um produto independente. Quando usado por si só como uma solução isolante completa, pode fornecer quase a mesma proteção térmica que a espuma rígida. A espuma de spray vem em dois tipos: célula aberta e célula fechada. Este último é mais denso e oferece mais proteção térmica.

Prós e contras. Se você escolher espuma de spray para isolamento de toda a casa, precisará absolutamente de uma instalação profissional. Se você instalá-lo em paredes, o trabalho deverá ser feito antes que as paredes sejam cobertas. Uma vez que endurece e cura, a espuma de spray é inerte e não inflamável. Não há fumaça ou fibras transportadas pelo ar com que se preocupar.

Instalação. A espuma de spray vem como um líquido pulverizável que adere a tudo permanentemente. Ele se expande assim que você o pulveriza, e é preciso habilidade e experiência para espalhar a quantidade certa para obter o valor R desejado. Se você pode comprar espuma de spray em latas de aerossol para lacrar lacunas, as mesmas considerações se aplicam. Use roupas e óculos descartáveis ​​ao usar espuma de spray.

Cuidado com o isolamento de amianto

Você não pode mais comprar isolamento de amianto, mas se você mora em uma casa antiga, o isolamento existente pode contê-lo. O isolamento de vermiculita era comum na década de 1960, e este produto pode conter amianto. Se você suspeitar que tenha isolamento de amianto no sótão ou nas paredes, e parte dele estiver exposto, é importante testá-lo. A menos que o isolamento do amianto possa ser totalmente vedado, ele deve ser removido e substituído profissionalmente o mais rápido possível.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Teste do Isolamento Térmico - Casa de Isopor (Pode 2024).