Materiais utilizados na limpeza de equipamentos de cozinha

Pin
Send
Share
Send

É um dos espaços mais movimentados da casa. A cozinha se acostuma de manhã à noite todos os dias. Isso leva a derrames, trilhas de migalhas e manchas em tudo, desde grandes aparelhos a gavetas e armários. Os cozinheiros domésticos que passam muito tempo mexendo em receitas e criando pratos elaborados exigem uma cozinha limpa para concluir essas obras de arte culinárias sem falhas.

Os cozinheiros caseiros que passam muito tempo mexendo em receitas e criando pratos elaborados exigem uma cozinha limpa para concluir essas obras de arte culinárias sem falhas.

Existem muitos tipos de produtos químicos usados ​​na limpeza e higienização de utensílios e equipamentos de cozinha que são seguros para áreas onde os alimentos são preparados ou consumidos. Conhecer os melhores tipos de materiais de limpeza em uma cozinha e seus usos pode reduzir a quantidade de tempo e esforço que você dedica para fazer brilhar os aparelhos e ferramentas no espaço.

Materiais de limpeza em uma cozinha e seus usos

Uma cozinha bem abastecida tem uma série de ferramentas de limpeza para lidar com qualquer tipo de bagunça que é feita no centro da casa. Ter certos itens à mão garantirá que você esteja preparado para cozinhar e limpar adequadamente.

Luvas de borracha, por exemplo, podem parecer banais, mas são úteis ao usar lavadores abrasivos e produtos de limpeza agressivos. Eles evitam que as mãos sejam cortadas por arestas e ações de lavagem agressivas.

Por falar em esfregar: desde a decomposição de graxa e molhos cozidos até esfregar delicadamente panelas antiaderentes, uma boa esfregadora não abrasiva ou levemente abrasiva pode trabalhar em panelas de ferro fundido, panelas de aço inoxidável, pratos de cerâmica e plástico sem danificar ou cortar o superfície. Uma escova também é uma ferramenta básica de limpeza que facilita a preparação de alimentos e deve ser estocada em tamanhos diferentes. Uma escova de cabo longo, bem como escovas finas para garrafas, faz o trabalho rápido de itens sujos com aberturas estreitas.

Um raspador de plástico é perfeito para desenterrar pedaços presos no canto de panelas ou varrer uma frigideira para remover a última camada teimosa de ovos mexidos ou macarrão. O pedaço fino de plástico pontiagudo funciona em panelas de esmalte ou antiaderentes sem causar cortes e arranhões.

Grelhas de fogão, pisos de forno e algumas assadeiras exigem o poder de lavagem sério da lã de aço super fina. Retira rapidamente os alimentos cozidos que se prendem a queimadores e outros itens do forno. Sempre use luvas e teste o item antes de levar o produto abrasivo à sua superfície metálica.

Um bom pano de prato pode levar migalhas secas e é absorvente o suficiente para limpar derramamentos de uma só vez. Uma pilha de toalhas de pano finas, leves e sem felpa também pode ser ideal para lavar as mãos rapidamente, polir uma travessa e passar gotas de molho ou óleo. Jogue um por cima do ombro ou coloque-o na cintura do avental para ter em mãos, para atenção rápida a um derramamento repentino ou confusão.

Por fim, isso pode surpreender alguns cozinheiros domésticos experientes, mas um escorredor de pratos é útil, mesmo que você possua e use uma máquina de lavar louça. Alguns itens, como colheres de pau e facas caras, podem ser arruinados pelo calor elevado e jatos fortes de água na máquina de lavar louça. Um escorredor de pratos permite que você lave os itens rapidamente e os deixe secar enquanto os molhos estão fervendo ou assando bolos.

Sabonetes e produtos de limpeza para itens de cozinha

Um bom limpador, seja caseiro ou comercial, pode evitar que os braços se esfregem, bem como a panela ou o aparelho contra o desgaste. É bom ter alguns tipos diferentes de produtos de limpeza gerais disponíveis para várias superfícies e situações.

O sabonete para corte de graxa é um sabonete líquido eficaz que capta rapidamente a graxa. Isso evita que a panela ou a superfície se esfregue em seus esforços para remover manchas difíceis, impressões digitais atrevidas e gotas de óleo da superfície.

O limpador multiuso está lá para ajudar em trabalhos mais difíceis. Pisos, pias, cooktops, eletrodomésticos e bancadas podem exigir um limpador mais abrasivo, como fermento em pó e água, ou um limpador em pó como o Bar Keeper's Friend.

Desinfetantes para limpeza de equipamentos de cozinha

Os tipos de produtos químicos usados ​​na limpeza e higienização de utensílios e equipamentos de cozinha devem ser seguros para os alimentos. Muitos produtos de limpeza caseiros usam detergentes e desinfetantes domésticos com grande efeito nos vários tipos de superfícies da cozinha, de madeira e azulejo a laminado e aço inoxidável.

Uma mistura de 1 parte de alvejante a 2 partes de água quente pode livrar as superfícies dos germes com uma boa esfregada. Sempre teste uma área pequena e invisível antes de começar, para garantir que o alvejante não reaja mal com o aparelho ou com os armários.

O vinagre, por outro lado, pode ser usado em um frasco de spray sem misturar, embora não em granito ou bancadas que possam ser gravadas por este limpador ácido.

Depois de limpar com água e sabão, secar e depois limpar com vinagre, um leve spray de peróxido de hidrogênio (3%) pode matar qualquer bactéria remanescente de carnes ou vegetais crus. Mantenha o peróxido de hidrogênio em um frasco escuro ou opaco, porque a exposição prolongada à luz quebrará o peróxido.

Produtos de limpeza comerciais que usam óleo de pinho podem desinfetar as superfícies da cozinha, normalmente com uma passagem. Dilua 1/4 xícara do limpador de óleo de pinho com 1 litro de água morna. Enxágue todas as áreas após a limpeza para garantir que o desinfetante seja limpo das superfícies.

Por que a limpeza é vital para uma cozinha

É importante manter as bactérias afastadas em uma cozinha movimentada. As bancadas da cozinha, as áreas de trabalho, as pegas e as pias devem ser limpas diariamente. A limpeza diária remove a sujeira e as migalhas, além de impedir a acumulação de sujeira. Mas não remove todas as bactérias das superfícies da cozinha.

Limpar todas as partes superiores, laterais e fendas da cozinha com um antibacteriano, algumas vezes por semana, garantirá que os eletrodomésticos, alças e outras superfícies tocadas permaneçam limpas e livres de germes. Tente fazer uma limpeza completa uma vez por mês, se semanalmente não for possível.

Como limpar itens de cozinha

Examinar os itens e superfícies da cozinha com uma esponja ou pano nem sempre mata todas as bactérias que podem estar escondidas em cantos e recantos. Depois que as bactérias ganham terreno em uma área pequena, você pode inadvertidamente espalhar os germes para outras áreas onde a comida é preparada. Existem alguns métodos comprovados para garantir que os materiais de cozinha, eletrodomésticos, panelas e utensílios estejam limpos.

Os métodos de limpeza e higienização de utensílios e equipamentos de cozinha incluem:

Desmontagem. Remova todas as peças, lâminas, alças, telas e inserções de vidro ou plástico. Lave cada um com um desinfetante seguro para alimentos e seque antes de montar novamente.

Imersão. Para panelas, utensílios, inserções de eletrodomésticos e outros itens cobertos por uma camada de sujeira, mergulhá-los em um banho de solução desinfetante pode facilitar a limpeza. O desinfetante, como alvejante diluído ou vinagre direto, pode levantar pedaços de alimentos teimosos ou finas camadas de bactérias que estão começando a colonizar.

Esterilização. Coloque os itens menores em uma panela grande de água fervente e adicione um desinfetante que não agride os alimentos que não introduzirá vapores perigosos no ar. Os itens também podem ser cozinhados em uma máquina de lavar louça ou em uma peneira sobre uma panela maior de água fervente.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: POP 003 - Higienização de Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios (Pode 2024).