Meu tapete cheira após uma limpeza

Pin
Send
Share
Send

Você acabou de pagar por um serviço profissional de limpeza de carpetes e sente que seu carpete cheira pior do que nunca? Não há nada mais frustrante do que sentir que você desperdiçou dinheiro. Mas é comum o cheiro do tapete imediatamente após a limpeza profissional e existem alguns truques para ajudar o odor a desaparecer rapidamente. Se o tapete continuar a cheirar muito tempo depois de ter sido limpo, talvez seja necessário substituí-lo completamente.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

O que faz com que os tapetes cheire após a limpeza?

Nos tapetes que acabam de ser limpos, o odor quase sempre vem dos materiais por baixo das fibras do tapete. O revestimento do carpete e o estofamento podem reter a umidade e odores de derramamentos, manchas ou sujeira do solo. Quando esses materiais ficam molhados com a limpeza profunda, o cheiro ressurge mais forte do que nunca. Até secar, o cheiro persistente de "cachorro molhado" permanecerá.

Erros comuns podem ser cometidos ao limpar um tapete que resulta em cheiros desagradáveis. Isso inclui o uso excessivo de xampu, o uso excessivo de água e a não aplicação de um desodorizante posteriormente. Ainda assim, com tempo de secagem suficiente, esses erros de novatos não devem deixar você com odores duradouros. Reserve algum tempo e avalie se o cheiro persiste.

Deixe secar

Um limpador de carpete profissional deve fornecer instruções detalhadas sobre como cuidar do tapete imediatamente após a limpeza.

O tapete precisa de tempo suficiente para secar. Abra as janelas se o tempo estiver bom e aponte os ventiladores diretamente para o tapete para acelerar as coisas. Se você colocar móveis diretamente no tapete molhado, corre o risco de criar o habitat perfeito para mofo ou bolor sob os móveis. As pernas dos móveis de madeira também podem danificar o carpete recém-limpo, porque a mancha de madeira sangra nas fibras do carpete quando entra em contato com o limpador químico úmido. O tapete molhado também pode danificar a madeira. Para evitar essas complicações, é melhor esperar até que o tapete esteja completamente seco antes de devolver os móveis à sala.

Truque de bicarbonato de sódio

O cheiro deve se dissipar com o excesso de umidade. Caso contrário, existem outras medidas que podem ser tomadas, como borrifar bicarbonato de sódio no tapete. Isso serve a dois propósitos, absorvendo o odor e a umidade. Deixe descansar no tapete por uma a duas horas antes de aspirar.

Mesmo apenas sentado em uma caixa aberta de bicarbonato de sódio na sala pode absorver um pouco do cheiro. Deixar uma caixa aberta de maca de gato sem cheiro na sala tem o mesmo efeito. Você também pode polvilhar o lixo no tapete como alternativa ao bicarbonato de sódio. O uso de lixo para gatos à base de argila é o mais eficaz no controle de odores e até ajuda na remoção de manchas, e a variedade sem aglomeração é mais fácil de aspirar. Observe que é melhor fazer isso somente se você não tiver gatos, pois eles podem ser um convite para urinar no tapete.

Mas meu tapete ainda cheira

Se o seu tapete continuar emitindo fumaça nojenta, há uma boa chance de que haja danos abaixo do tapete. Qualquer coisa que tenha penetrado no sub-piso não pode ser alcançada nem por produtos de limpeza profissionais e continuará a cheirar, apesar dos seus melhores esforços para limpá-lo.

Por exemplo, um ou dois acidentes durante o treinamento doméstico de seu filhote não devem durar, mas acidentes regulares criam problemas duradouros de odor e umidade que podem potencialmente afundar na madeira abaixo do tapete. As manchas de vômito dos animais de estimação podem gerar odores persistentes que ressurgem toda vez que o carpete é molhado durante a limpeza.

Da mesma forma, se o seu carpete sofreu algum tipo de dano com a água, a umidade que fica presa entre o subpiso e o revestimento do tapete se torna um excelente local de criação de mofo e bolor. Como o mofo pode causar respostas alérgicas e outros problemas de saúde, é especialmente importante remover carpetes e pisos com danos ao mofo, mais cedo ou mais tarde.

A fumaça é outro culpado. O cheiro da fumaça do cigarro tende a penetrar em todas as superfícies, inclusive no carpete. Mas se a casa sofreu algum tipo de dano de fogo, mesmo que não tenha afetado diretamente o carpete, esse cheiro de fumaça também pode assentar profundamente no carpete e em outros materiais da casa.

Tapetes que foram usados ​​e abusados ​​podem segurar cheiros teimosos. Qualquer coisa que tenha sido derramada sobre o tapete sem ter sido limpa imediatamente se instalará no revestimento do tapete, longe do alcance de um limpador. Os produtos lácteos podem azedar no seu tapete, por exemplo.

Em suma, o suporte e o subpiso do tapete danificado causam um tapete fedorento persistente, apesar dos seus melhores esforços para limpá-lo e secá-lo. A única maneira de se libertar do mau cheiro é substituir completamente o tapete.

Pin
Send
Share
Send