O que é uma lâmpada de 15 watts tipo B?

Pin
Send
Share
Send

As lâmpadas não são "tamanho único". Existem várias formas, tamanhos, transparências e cores de lâmpadas no mercado. Eles vêm em vários graus de potência e brilho, e cada lâmpada é feita para se adequar a uma área diferente da casa. A temperatura da cor também é um fator na compra de lâmpadas, variando de "quente" a "frio". A luz das lâmpadas incandescentes tradicionais aparece com uma cor amarela - ou mais quente - enquanto as luzes mais frias e modernas têm um tom mais azul.

O que é uma lâmpada tipo B de 15 watts?

Tipos e rotulagem de lâmpadas

Um caractere alfabético, ou caracteres, seguido de um número e um caractere alfabético opcional, revela as especificidades de uma lâmpada. A primeira letra identifica a forma do bulbo, o número a seguir mede seu diâmetro e a letra opcional informa o comprimento total do objeto. Essas informações, juntamente com a potência da lâmpada, geralmente aparecem na parte externa da embalagem de uma lâmpada. Existem cerca de 20 designações de forma para lâmpadas. Desse número, os mais utilizados são as lâmpadas A, B, C e PAR.

Como são as lâmpadas do tipo B

Às vezes conhecidas como "lâmpadas de candelabro", as lâmpadas do tipo B são em forma de bala ou em forma de chama, menores em tamanho e com menor potência do que outras lâmpadas. Algumas lâmpadas tipo B ficam na base e ficam mais finas quando atingem a ponta, enquanto outras mantêm a mesma forma estreita de baixo para cima. As lâmpadas tipo B são principalmente decorativas e geralmente não são a principal fonte de iluminação em uma sala.

A energia utilizada e a luz emitida por uma lâmpada tipo B de 15 watts

Com a introdução de lâmpadas LED mais eficientes em termos de energia e lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) nos últimos anos, as lâmpadas incandescentes, embora ainda populares, estão se tornando obsoletas - e suas classificações de potência igualmente. As lâmpadas incandescentes também têm uma vida útil mais curta, de cerca de um ano, do que as lâmpadas CFL e LED, que podem durar cerca de uma década.

Quando as lâmpadas incandescentes eram a única no mercado, os consumidores acreditavam que quanto mais potência uma lâmpada possuía, mais luz ela emitia. Esse era principalmente o caso, pois as diferenças nas lâmpadas incandescentes eram fáceis de ver.

Uma lâmpada incandescente de 15 watts tipo B não consome muita energia, nem emite muita luz em relação às lâmpadas incandescentes, daí seus usos decorativos e secundários. Em comparação com suas contrapartes CFL e LED, no entanto, consome mais energia. A potência também não é mais uma indicação real de quanta luz uma lâmpada emite, pois as lâmpadas CFL e LED consomem ainda menos watts e energia geral, para criar a mesma quantidade de luz.

Pin
Send
Share
Send