Como usar um Megger para testar um circuito

Pin
Send
Share
Send

Fios com defeito causando luzes piscando? Um Megger é um salva-vidas ao tentar encontrar as falhas no isolamento de uma fiação. Um testador de isolamento Megger pode oferecer uma leitura direta da medida de resistência do isolamento em ohms ou megaohms. Um bom isolamento tem alta resistência. O isolamento deficiente tem resistência bastante baixa.

Como usar um Megger para testar um circuito - Vídeo: Yauhenka / iStock / GettyImages

O que é um Megger Tester?

O instrumento pequeno e portátil deve ser um medidor de resistência de alto alcance. Um Megger, gíria para megôhms, possui um gerador de corrente contínua embutido. Ele é projetado especificamente com bobinas de corrente e tensão, para que um ohm verdadeiro possa ser lido diretamente e livre da tensão real aplicada. Uma alta tensão de corrente contínua produzida por um gerador acionado por manivela ou acionado por linha faz com que uma pequena corrente passe por superfícies da instalação sem causar danos. A corrente, tipicamente cerca de 500 volts, é medida pelo ohmímetro e aparece na escala indicadora. Um bom isolamento com alta resistência será lido na faixa megohm.

Como e quando usar

O tempo e o clima podem reduzir a resistência de isolamento de um sistema elétrico. A resistência medida do isolamento é determinada pela tensão aplicada emparelhada com a corrente resultante. Algumas coisas podem afetar a corrente. Temperatura e umidade são as principais causas para a quebra da resistência de isolamento de um sistema elétrico. Para testar, conecte um condutor do Megger ao isolamento e o outro condutor ao condutor. Se você estiver testando o isolamento de um fio elétrico, a cobertura externa do fio é o isolador e o fio de cobre dentro do isolamento é o condutor. Gire a manivela até sentir a embreagem deslizante começar a deslizar. Girar a manivela alimenta o gerador DC conectado ao medidor. Quando o gerador CC é ligado, ele faz uma conexão entre os corpos de prova, o isolamento e o condutor.

Medidas e dicas de segurança

Sempre que lidar com projetos elétricos, certifique-se de ter algumas coisas em mãos. Óculos de segurança serão vitais para proteger os olhos de faíscas ou pedaços de isolamento flutuante à medida que o trabalho estiver sendo concluído. Use luvas quando puder, principalmente em qualquer ponto em que os fios expostos possam estar expostos. Mangas compridas são altamente recomendadas para proteger a pele de qualquer isolamento exposto. Sempre isole o componente que você pretende testar. Para testar um modelo antigo do Megger, use um elemento de trabalho, como uma máquina de lavar ou um elemento elétrico da máquina de lavar louça, para garantir que o Megger esteja em boas condições de funcionamento antes de começar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Usar o Megômetro CORRETAMENTE para medir Resistência de Isolação? (Abril 2024).