Como funciona um sistema séptico e um sistema de dosagem?

Pin
Send
Share
Send

Um sistema séptico recebe águas residuais de uma casa e remove agentes nocivos, como bactérias, vírus e produtos químicos perigosos, antes de devolver a água ao abastecimento de água subterrânea local através do solo. Os sistemas sépticos típicos contêm um tanque séptico, onde os sólidos são removidos das águas residuais, e um campo de lixiviação, onde as águas residuais parcialmente tratadas são distribuídas uniformemente no solo para posterior tratamento.

crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images

Sistemas de Dosagem

Em um sistema séptico em que a gravidade não é suficiente para mover as águas residuais do tanque séptico para o campo de lixiviação, é necessária uma bomba de efluentes. O termo "efluente" é usado para descrever as águas residuais parcialmente tratadas que saem de uma fossa séptica. Uma bomba de efluente move as águas residuais da fossa séptica para o campo de lixiviação em intervalos específicos. Esses intervalos são determinados por um mecanismo chamado painel de controle de dose e tempo.

Mecanismo de Regulamentação

O painel de controle de dose-tempo regula com que freqüência e quanto efluente flui da fossa séptica para o campo de lixiviação. Um flutuador (ou uma série de flutuadores) mede os níveis de água e sinaliza ao sistema de dosagem para bombear a água assim que as águas residuais atingirem um determinado nível no tanque. O sistema de dosagem também atua como um temporizador, garantindo que a água não seja bombeada para o campo de lixiviação com muita frequência. O objetivo do sistema de dosagem é minimizar os riscos de inundação do tanque séptico ou do campo de lixiviação.

Mecanismo de Emergência

Outro objetivo do painel de controle da dose de tempo é atuar como um interruptor e alarme de emergência. Se houver problemas, o sistema de dosagem ativa um alarme dentro da casa, alertando o proprietário. No caso raro de uso excessivo de água, o painel de dosagem também é capaz de anular o tempo usual entre as doses se a fossa séptica estiver em risco de inundação.

Tanques separados

Em alguns sistemas, o sistema de dosagem está alojado fora do tanque séptico principal. Esse tipo de sistema séptico é conhecido como sistema local de dosagem de inundação. Os sistemas sépticos com dosagem de inundação possuem um tanque de dosagem menor entre o tanque séptico principal e o campo de lixiviação que atua como uma bomba de efluentes. Alguns sistemas de dosagem de inundação ainda contêm um terceiro tanque menor chamado "caixa de distribuição" localizado entre o tanque de dosagem e o campo de lixiviação. Qualquer que seja a forma do sistema de dosagem, o mecanismo e a finalidade permanecem os mesmos.

Vantagens

De acordo com pesquisadores da Northern Arizona University, existem várias vantagens em usar um sistema de dosagem em conjunto com um sistema séptico. O uso de um sistema séptico doseado com uma bomba de efluentes permite que um proprietário localize um campo de lixiviação em subida do tanque séptico e da residência. O ciclo de dosagem e repouso estimula o crescimento de bactérias necessárias ao bom funcionamento do sistema séptico. Por fim, um sistema de dosagem ajuda a mover o efluente uniformemente pelo campo de lixiviação e a manter a saúde do solo.

Pin
Send
Share
Send