Noções básicas sobre desenhos de construção

Pin
Send
Share
Send

Desenhos de construção são usados ​​para mostrar como uma estrutura deve ser construída. Esses desenhos são criados por arquitetos e engenheiros, com base nas necessidades funcionais e de design dos ocupantes do edifício. Embora possam parecer complexos, é realmente fácil entender o básico desses planos e as informações que eles fornecem sobre o design do edifício.

Os desenhos de construção fornecem informações sobre o design e a estrutura de um edifício.

Visão geral do plano

Os desenhos de construção podem variar de uma única página a centenas de páginas. A maioria dos conjuntos de planos de construção é dividida em cinco categorias que abrangem diferentes aspectos do trabalho. Eles incluem seções civis, estruturais, arquitetônicas, mecânicas e elétricas encimadas por uma página de título. A página de título lista todos os desenhos incluídos no conjunto, além de uma legenda que pode ajudá-lo a interpretar os símbolos encontrados nos desenhos.

Os desenhos de construção são equipados com um sistema de grade semelhante aos usados ​​nos mapas de estradas. Cada página apresenta linhas horizontais rotuladas com números e linhas verticais rotuladas com letras. Essas linhas são conhecidas como "linhas de coluna" e representam as colunas estruturais dentro do edifício. Você pode usar linhas de coluna para ajudá-lo a comparar planos diferentes entre si.

Desenhos arquitetônicos

Embora estejam localizados no meio de um conjunto de desenhos, os planos de arquitetura devem ser revisados ​​antes de outros desenhos, porque são os mais fáceis de entender. Cada desenho no conjunto arquitetônico terá um número começando com "A", como A6.11. Os primeiros desenhos deste conjunto mostram as plantas do edifício. Essas plantas fornecem o layout básico de cada andar, incluindo os locais das paredes e das portas, bem como o nome e o número de cada quarto. Reserve um tempo para ver onde os quartos estão localizados em comparação um com o outro e para encontrar os principais recursos, como escadas, elevadores e entradas.

O restante dos planos arquitetônicos fornece detalhes em close-up de cada área, além de pisos, tintas e outras opções de acabamento. Você também encontrará elevações internas e externas de edifícios.

Planos civis e estruturais

Os planos civis mostram o edifício em relação à área circundante e incluem coisas como terraplenagem e proteção ambiental. O primeiro desenho deste conjunto é geralmente um plano do local, que mostra todo o local da construção juntamente com o contorno do edifício. Tenha uma idéia de como o edifício é orientado e em qual direção a entrada ou outras características principais estão voltadas. Revise os planos de classificação para ver onde a sujeira será adicionada ou removida do local e verifique se há coisas como paisagismo e cercas.

Os desenhos estruturais fornecem detalhes sobre o sistema de enquadramento dos edifícios. A menos que você seja responsável pela estrutura ou pelo trabalho em aço, geralmente é suficiente entender onde as colunas estão localizadas e como a estrutura do telhado e do piso será construída.

Mecânico e elétrico

Os desenhos mais complexos de um conjunto de plantas são os planos mecânicos e elétricos. Os desenhos mecânicos mostram o layout do duto, a tubulação e a localização do equipamento. Revise o caminho que os dutos e tubulações percorrem em cada andar e verifique como eles se conectam às salas mecânicas e a outros níveis do edifício. Use a legenda dos símbolos para entender onde o ar entra em cada sala através de uma grade ou difusor e onde sai para retornar à sala mecânica.

Desenhos elétricos dependem muito de símbolos e notas. Revise os símbolos usados ​​pelo arquiteto para tomadas, interruptores de luz e outros equipamentos. Determine a localização das salas e painéis elétricos e siga o caminho da fiação desses painéis para as áreas em todo o edifício. Preste atenção ao caminho que o serviço elétrico segue dos transformadores externos para dentro do edifício.

Pin
Send
Share
Send