De que são feitas as placas de plástico?

Pin
Send
Share
Send

Provavelmente, todos nós já comemos em um prato de plástico uma vez ou outra. Eles vêm literalmente centenas de estilos; de pratos casuais todos os dias a pratos mais sofisticados para ocasiões especiais. O plástico é o material mais usado no planeta.

Placas de plástico são amplamente utilizadas e apresentam muitas variações.

Plástico

O plástico não foi fabricado até o final do século XIX. Segundo o site AmericanChemistry, não foi até a década de 1950 que o plástico se tornou uma grande indústria.

O plástico é criado através da polimerização, que é a ligação de monômeros (unidades únicas) para formar polímeros (unidades múltiplas). Em outras palavras, os plásticos são compostos de vários elementos. Existem muitos tipos diferentes de plástico, alguns dos quais são usados ​​para fazer os pratos dos quais comemos.

Poliestireno

A maioria das placas de plástico é feita de um material chamado poliestireno. Segundo a Encyclopedia Britannica, o poliestireno é um polímero de estireno, composto de carbono e hidrogênio.

O poliestireno pode ser rastreado até 1839 quando o farmacêutico Eduard Simon isolou uma substância oleosa do estórax, um tipo de resina natural. O poliestireno foi desenvolvido mais tarde durante o final dos anos 1800, mas somente nos anos 30 foi utilizado comercialmente.

Melamina

Uma concha de plástico feita de melamina, um material comum usado para pratos.

A resina de melamina é outro tipo de plástico do qual são feitas as placas. As placas de melamina são geralmente reutilizáveis, uma vez que o material é duro, grosso e pode ser lavado na máquina de lavar louça. Para criar resina de melamina, a melamina é combinada com formaldeído através da polimerização, de acordo com a Encyclopedia Britannica. O composto é então aquecido e colocado em um molde, ou "termoendurecível" para criar placas.

Segundo a Time Magazine, um químico alemão na década de 1830 se tornou a primeira pessoa a sintetizar melamina.

Perigos e controvérsia

Como os plásticos são materiais sintéticos ou "artificiais", eles não quebram e se decompõem facilmente. Como resultado, existem muitas placas de plástico que enchem os aterros. Outra área de preocupação é se é seguro comer pratos de plástico. A melamina causou um rebuliço em 2008, quando foi encontrada na fórmula para bebês. De acordo com a Time Magazine, isso não demorou muito para que uma marca de comida para animais de estimação tivesse que ser recuperada por estar contaminada com a substância.

Todos os plásticos suscitaram alguma preocupação devido à presença de um composto chamado Besphynol A, ou BPA. O Washington Post informou em 2009 que, embora nada seja conclusivo, muitos especialistas acreditam que o BPA pode causar danos. Foi demonstrado que o BPA se decompõe no calor, vazando em alimentos, líquidos ou o que quer que esteja em contato.

É aconselhável não colocar no microondas placas de plástico ou expô-las ao calor por um longo período de tempo, pois isso pode causar a quebra do BPA mais rapidamente.

O futuro

Os plásticos ecológicos são a onda do futuro.

As placas de plástico provavelmente continuarão a existir, mas os tipos de plástico usados ​​para fabricá-las já estão mudando. Os plásticos biodegradáveis, ou "bioplásticos", são feitos de componentes mais naturais, como polímeros de milho e amidos. Atualmente, eles estão no lado caro quando se trata de chapas de plástico, mas se a demanda aumentar, os preços cairão.

Pin
Send
Share
Send