Como remover a tinta com hidrato de metila

Pin
Send
Share
Send

Hidrato de metila é outro nome para o metanol, que é quimicamente o álcool mais simples. A molécula consiste em três átomos de hidrogênio e um radical hidróxido ligado a um único átomo de carbono. É um produto químico tóxico que às vezes é chamado de álcool da madeira, porque costumava ser produzido a partir de madeira.

Como remover tinta com hidrato de metila

O metanol é um solvente que você pode usar para remover tinta látex seca, goma-laca e laca. Você pode comprá-lo em latas de litro e litro em lojas de ferragens, onde geralmente é rotulado como hidrato de metila. Os pintores o usam para limpar a tinta da madeira, porque é mais seguro de manusear do que o decapante e tem um efeito mínimo na madeira.

Álcool para remoção de tinta

Álcool, como o hidrato de metila, é outro produto que você pode comprar sem receita, embora geralmente o consiga na farmácia, não na loja de tintas. Álcool é álcool isopropílico, também conhecido como isopropanol, que é uma molécula maior com uma taxa de evaporação mais lenta que o metanol. Ambos são solventes, e você pode usá-lo para remover a tinta, mas o metanol é mais eficaz. No entanto, há uma terceira opção que é ainda melhor.

Álcool Desnaturado para Remoção de Tinta

O etanol, ou álcool, é uma molécula polar, que o torna um solvente melhor do que o metanol, mas é uma substância regulada. Para vendê-lo legalmente, os fabricantes o misturam com metanol e outras toxinas para produzir álcool desnaturado. Se você está comprometido com o álcool para remover a tinta, o álcool desnaturado é a melhor escolha dos três.

Usando hidrato de metila para remover tinta

Nem o metil, o álcool desnaturado ou o álcool para esfregar terão muito efeito na tinta à base de óleo seco, mas todos, em graus variados, amolecerão a tinta de látex seca. Para descascar a tinta com hidrato de metila, é melhor que o solvente entre em contato com a tinta por alguns minutos, mas, como evapora rapidamente, isso pode ser difícil.

Uma técnica é embeber um pano e esfregar a tinta repetidamente. Isso pode levar tempo e paciência, mas você terá sucesso. Essa técnica é boa para vidro pintado, metal e madeira, mas não para plástico, pois o hidrato de metila pode amolecer o plástico.

Outra técnica é aplicar o hidrato de metila liberalmente com um pano ou pincel e cobri-lo imediatamente com folhas de plástico para evitar a evaporação. Aguarde 10 ou 15 minutos e depois raspe ou esfregue a tinta amolecida.

Use Varsol ou espíritos minerais em tintas à base de óleo

Você não pode usar álcool para amaciar a tinta à base de óleo; então, o que você pode usar? A resposta é uma variedade de solventes, incluindo aguarrás, aguardentes minerais ou Varsol, que é um tipo puro de aguardente mineral conhecido como aguardente branca. Você também pode usar qualquer um desses solventes para limpar pincéis e limpar derramamentos.

A técnica geral para remover tinta seca à base de óleo é a mesma que para remover tinta seca de látex. Umedeça um pano com o solvente e esfregue. Essa não é uma maneira eficiente de remover uma peça de mobiliário inteira, mas funciona bem para remover manchas de tinta e para remover pequenas peças de metal, vidro de madeira ou cerâmica.

Espíritos minerais vs. acetona

A acetona é mais um produto de remoção de tinta que você encontrará na loja de tintas. É um líquido fino, altamente volátil e inflamável, e é um ingrediente comum em diluentes e vernizes, que são apenas vernizes. A acetona amacia a laca seca, o que as bebidas espirituosas não servem, por isso é tão bom quanto o hidrato de metila para remover esse tipo de tinta.

Para remover a laca seca, umedeça um pano com acetona e esfregue a laca até acabar. A acetona é segura para madeira, cerâmica, vidro e metal, mas, como o álcool, pode danificar o plástico.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como ter um cabelo vermelho perfeito (Pode 2024).