Dicas de manutenção para janelas duplas

Pin
Send
Share
Send

Janelas duplas são um estilo clássico de janela visto em muitas casas tradicionais.

As janelas duplas suspensas são de manutenção relativamente alta em comparação com outros tipos de janelas, mas também oferecem as vantagens de serem compatíveis com muitos estilos domésticos; estar disponível em uma variedade de materiais, tamanhos e cores; e ser fácil de limpar. Se bem conservadas, as janelas duplas deverão durar gerações sem precisar ser substituídas e economizarão a energia necessária para aquecer e resfriar sua casa.

Limpeza de rotina de janelas duplas

Limpar suas janelas a cada primavera e outono não apenas fornecerá uma visão clara do exterior, mas também oferecerá a oportunidade de inspecionar suas janelas e detectar possíveis problemas. Como a madeira e o vinil são dois dos materiais mais comuns usados ​​nas janelas, algumas das dicas de limpeza a seguir são específicas para esses materiais. Onde o material da armação não é especificado, as dicas se aplicam a qualquer janela suspensa dupla.

Limpeza de janelas de madeira

As janelas de madeira toda ou folheadas devem ser limpas regularmente com uma mistura de água morna e uma pequena quantidade de detergente neutro. O pano deve estar úmido - evite usar muita água, pois o contato com a umidade pode incentivar a podridão. Não use produtos de limpeza abrasivos ou produtos químicos agressivos para limpar as janelas de madeira.

Limpeza de janelas de vinil

Limpe as armações de vinil com detergente neutro e água, usando um pano macio ou uma escova de cerdas macias. Use pressão leve, pois a pressão extrema (incluindo o uso de uma lavadora de alta pressão) pode comprometer a vedação ou a calafetagem.

Para sujeira e manchas difíceis de remover, você pode usar produtos de limpeza domésticos disponíveis. Entretanto, não use removedores de graxa líquidos, adesivos como Goo Gone®, sabonetes e detergentes fortes que contêm solventes orgânicos, removedores de esmaltes, polidores de móveis ou produtos de limpeza que contêm alvejante à base de cloro, pois isso pode alterar a aparência do vinil.

Cuidados com o vidro

A limpeza do vidro pode ser feita com produtos de limpeza comerciais ou soluções caseiras.

Existem vários produtos de limpeza que funcionam bem com vidro, desde produtos de limpeza prontos para uso, sem amônia, como o Windex®, até produtos de limpeza que você pode fazer em casa. Se você deseja fazer seu próprio limpador, misture cuidadosamente seus ingredientes em um novo frasco de spray vazio, para evitar a possibilidade de uma reação química entre os novos ingredientes e qualquer produto químico anteriormente presente na garrafa. Rotule claramente o frasco como limpador de janelas. Uma opção caseira é uma mistura de 30% de vinagre branco e 70% de água. Outra opção é uma mistura de 1 xícara de álcool, 1 xícara de água e 1 colher de sopa de vinagre branco. Não use vinagre em pedras ou outros materiais que possam reagir com ou serem gravados com ácido.

Os dias nublados oferecem as melhores condições para lavar janelas; limpar o vidro sob luz solar direta aumentará as listras. Pulverize sua solução de limpeza no vidro e limpe-o completamente usando jornal em preto e branco amassado, toalhas de papel ou um pano de microfibra (sem fiapos). Esfregue em várias direções para reduzir as listras. Não limpe seu copo com uma lavadora de alta pressão. A pressão extrema do pulverizador pode danificar os vidros e destruir a vedação isolante entre os painéis.

Uma boa característica das janelas duplas é que os dois lados do vidro geralmente podem ser limpos de dentro da casa.

Cuidados com a tela

Para limpar uma tela da janela, remova-a da moldura. Misture uma pequena quantidade de detergente neutro com água morna e use uma escova ou uma esponja macia para esfregar suavemente a tela com água e sabão. Para evitar danos, apoie totalmente o material da tela enquanto o lava. Enxágue a tela com água morna, deixe secar completamente e reinstale-a na moldura.

Cuidado da caixa da janela

Limpar a caixa da janela ajuda a reduzir o acúmulo de sujeira e detritos nos componentes da janela, o que pode contribuir para que as janelas fiquem presas. Aspire quaisquer detritos da pista e do peitoril para um movimento suave da faixa. Você pode lavar as partes de vinil da janela usando um detergente não abrasivo e água.

Manutenção do Windows

Lidar com os problemas antes que eles fiquem sérios manterá suas janelas funcionando da melhor maneira possível nos próximos anos. As dicas a seguir fornecem uma visão geral da manutenção de janelas suspensas em madeira e vinil.

Dicas para janelas de madeira

A pintura regular de caixilhos de janelas de madeira prolongará sua vida útil.

Molduras de madeira são usadas em residências há centenas de anos. Eles são favorecidos por muitos proprietários de casas por sua capacidade de pintura, eficiência energética geral e aparência aconchegante que complementa qualquer estilo arquitetônico. As molduras de madeira, no entanto, exigem uma vida inteira de manutenção para mantê-las funcionando da melhor maneira possível. Sem os devidos cuidados, as janelas de madeira maciça são propensas a apodrecer, inchar ou distorcer a madeira ou encolher a madeira, o que leva a janelas que batem com o vento.

As janelas de madeira devem ser pintadas ou manchadas para ajudar a selar a beleza da madeira enquanto selam a umidade. Em geral, as molduras de madeira devem ser repintadas a cada 3 a 4 anos para protegê-las dos elementos e manter sua aparência. (Se você pintou armações de metal, elas também devem ser pintadas a cada 3 a 4 anos.) Os pontos que começaram a descascar ou lascar devem ser retocados conforme necessário. Sempre limpe bem as janelas antes de aplicar tinta e tome cuidado para não pintar sobre partes móveis ou sobre uma janela fechada, pois a janela fica presa à medida que a tinta seca.

Crédito: chudakov2 / iStock / GettyImagesUso de massa de madeira para reparar uma janela.

Ao inspecionar as janelas de madeira, é importante verificar as condições da moldura da janela e da faixa. Use uma sonda de metal para procurar sinais de podridão (madeira amolecida), o que pode indicar que a umidade permeou a madeira. O sol também pode fazer com que certas áreas da moldura se tornem quebradiças e distorcidas. Preste atenção a rachaduras, buracos e lascas na madeira, pois aguardar para resolver esses problemas só resultará em mais deterioração da sua janela. Triturar ou usar uma chave de fenda para remover a madeira apodrecida e descer para madeira maciça. Preencha as rachaduras e buracos com uma massa epóxi, usando várias camadas para obter melhores resultados. Deixe a massa secar, alise a área com lixa e aplique primer e tinta.

Uma vantagem do uso de epóxi em vez de outra massa para reparar a madeira é que, à medida que a madeira se expande e se contrai naturalmente, o epóxi se flexiona junto com ela e não se separa. Siga as instruções do fabricante para usar massa epóxi.

Dicas para janelas de vinil

As molduras de vinil requerem significativamente menos manutenção do que as molduras de madeira, mas isso não significa que elas sejam totalmente livres de manutenção. Para manter a janela funcionando sem problemas, os pontos de contato devem ser lubrificados uma vez por ano após a limpeza da janela. Sempre use um lubrificante à base de silicone, nunca um à base de petróleo. Pulverize silicone seco em um pano limpo e esfregue nas ombreiras laterais da janela para lubrificá-las. Abra e feche a janela algumas vezes para distribuir uniformemente o lubrificante.

Manutenção de vidro

Crédito: Fonrimso / iStock / GettyImages Condensação interior em uma janela

Verifique se há sinais de umidade entre os painéis nas janelas com vidros duplos ou triplos. Os sintomas de infiltração de umidade são gotas de líquido ou nebulosidade entre os painéis de vidro. A umidade indica que o selo falhou, reduzindo a capacidade de isolamento das janelas. Se você vir isso, significa que o painel ou painéis precisam ser substituídos. Repare imediatamente qualquer vidro quebrado ou quebrado para evitar vazamentos de ar e cortes acidentais com vidro quebrado.

A condensação que você pode ver e tocar nas janelas é chamada de condensação interior e é causada por umidade excessiva em sua casa. Geralmente ocorre no inverno, quando o ar quente dentro da casa condensa nas janelas frias. Se não for tratada, a condensação interna pode apodrecer as janelas de madeira e danificar as paredes. Algumas maneiras simples de resolver esse problema incluem desligar o umidificador da sua casa, usar um produto que elimine a umidade, como o DampRid®, acionar o ventilador da cozinha ou do banheiro por cerca de 20 minutos depois de cozinhar ou tomar banho e acionar os ventiladores de teto no sentido horário no inverno, para empurrar o ar quente do teto e voltar ao chão.

Corrigindo o Windows bloqueado

O Windows pode ficar fechado por vários motivos. Razões como o assentamento estrutural da casa ou a curvatura relacionada à idade dos caixilhos das janelas são problemas mais sérios que podem exigir uma substituição completa da janela. Muitas vezes, porém, o problema pode ser resolvido em algumas etapas simples.

crédito: denisik11 / iStock / GettyImages

Janelas de madeira: Não é incomum pintores pintarem janelas de madeira de tal maneira que, quando a tinta seca, a faixa fica presa. Se isso ocorrer e você não precisar abrir a janela (por exemplo, se for inverno), uma vantagem é que isso pode lhe proporcionar uma vedação à prova de intempéries. No entanto, se você deseja abrir a janela, passe uma serra de fita, uma faca afiada, uma espátula ou um zíper de tinta entre a estrutura da caixinha e o canal para quebrar o lacre. Um passe deve ser suficiente.

Se a tinta seca não for a razão pela qual os caixilhos grudam na janela de madeira, esfregue a cera comum (por exemplo, o fundo de uma vela branca) contra a parte inferior e as laterais da faixa para que deslize melhor no canal. Um casaco leve é ​​tudo o que é necessário. Abra e feche a janela várias vezes para distribuir a cera e lubrificar as superfícies. A aplicação de cera uma vez por ano manterá as janelas funcionando sem problemas.

Verifique as faixas da janela quanto a tinta seca. As faixas da janela não devem ser pintadas, mas geralmente são. Você pode ajudar a janela a se mover mais livremente raspando qualquer tinta solta e lixando levemente os trilhos da janela. Além disso, aspire os trilhos para remover toda a poeira e sujeira e, em seguida, use um pano limpo umedecido com cera de móveis para limpá-los.

Janelas de vinil: Para soltar uma janela de vinil, remova a faixa, limpe as faixas de vinil e limpe as faixas com uma fina camada de lubrificante de silicone. Repita essa manutenção anualmente.

Aspire os trilhos para remover toda a poeira e sujeira e use um pano limpo umedecido com um limpador doméstico para limpá-los.

Com janelas de madeira e vinil, nunca use um óleo penetrante, como o WD-40®, para lubrificar as esteiras. Se o fizer, oferecerá apenas uma solução temporária e, eventualmente, servirá como um ímã para sujeira e sujeira, deixando sua janela mais pegajosa do que nunca.

Calafetagem

Crédito: mokee81 / iStock / GettyImagesExterior de calafetar.

O calafetar é usado para selar rachaduras, fendas ou juntas estacionárias com menos de inch de polegada de largura, o que evita vazamentos de ar. Aplique calafetar em condições de baixa umidade quando a temperatura estiver acima de 45 graus Fahrenheit. Por fora, aplique calafetar entre a moldura da janela e a casa. Por dentro, aplique calafetar ao redor da guarnição da janela.

Weatherstripping

A aplicação de calafetagem nos componentes móveis de uma janela é uma maneira relativamente simples e barata de economizar de 10 a 15% nas contas de energia, bloquear correntes de ar e ruídos externos e impedir a entrada de poeira e insetos. Uma janela dupla pendurada tem vários pontos de potencial onde o ar pode vazar: entre a faixa superior e inferior, ao longo dos lados da faixa e onde a faixa inferior encontra o banco (o "peitoril" interior). Existem vários tipos diferentes de calafetagem. Escolha uma que melhor atenda às mudanças de temperatura, atrito, clima e desgaste associado à sua localização. A calafetação deve ser aplicada em superfícies limpas e secas quando a temperatura estiver acima de 20 graus Fahrenheit e deve ser comprimida quando a janela estiver fechada.

Crédito: Dorling Kindersley / Dorling Kindersley RF / GettyImages Seção transversal da janela de peso e polia.

Janelas de peso e polia

Se você mora em uma casa que foi construída antes de 1945 e ainda possui as janelas duplas suspensas originais, é provável que elas funcionem com um sistema de cabos e polias presos a pesos de metal dentro dos bolsos atrás das molduras da caixa. Esse tipo de janela às vezes é conhecido como janela de lastro. Esses pesos, feitos de ferro, aço ou chumbo, estão escondidos nos bolsos dos dois lados da janela e são usados ​​para contrabalançar o peso da janela, permitindo que ela se mova para cima e para baixo com facilidade. A longevidade dos materiais que compõem os componentes dessas janelas, juntamente com a capacidade de reparo, faz com que muitas dessas janelas ainda funcionem após quase 100 anos de uso.

Se for difícil levantar a janela inferior, ou se a janela não permanecer aberta e fechar com força, pode ser que o sistema de corda e peso esteja com defeito. Isso ocorre geralmente porque os cabos que ligam os pesos à faixa se quebraram. Nesse caso, a janela precisa ser removida e os cabos da faixa quebrados reparados. Este não é um trabalho difícil, desde que as molduras das janelas não tenham sido pintadas. Mas se forem pintadas, você provavelmente deverá contratar alguém treinado em práticas de trabalho com segurança de chumbo, pois é provável que tinta à base de chumbo tenha sido usada em suas janelas. Você pode consultar o site da Agência de Proteção Ambiental para obter uma lista de profissionais certificados.

Devo reparar meu Windows ou substituí-lo?

Às vezes, as janelas antigas não são reparáveis ​​e devem ser substituídas.

Dada a despesa, essa decisão geralmente é difícil para os proprietários. O Windows ajuda a definir a aparência da sua casa e é um detalhe arquitetônico importante. Isto é especialmente verdade se você mora em uma casa histórica que ainda tem suas janelas originais. Consulte a comissão local de preservação para obter orientação e uma lista de contratados qualificados que estão qualificados para fazer reparos. Considere os métodos para melhorar a eficiência energética descritos acima. Lembre-se de que você ou um profissional pode reparar podridão, faixas atoladas ou peças quebradas.

Se você observar sinais de que a água penetrou nos caixilhos, se a casa estiver assentada onde as janelas não se abrem, ou se os caixilhos estiverem curvando-se devido à idade, substituí-los pode ser a opção mais econômica. Embora levem anos para recuperar a despesa, as janelas acabarão se pagando por meio de custos reduzidos de aquecimento e refrigeração.

Pin
Send
Share
Send