O que você faz quando alguém derrama óleo na pia?

Pin
Send
Share
Send

Para uma pessoa que não está ciente dos possíveis danos, pode não parecer grande coisa derramar óleo de cozinha líquido em uma pia. Mas isso cria problemas para o encanamento doméstico, esgotos e o meio ambiente. O óleo reveste os canos, eventualmente causando obstruções. O óleo de cozinha endurecido nos canos de esgoto pode fazer com que o esgoto volte para casa, exigindo reparos caros. Nos sistemas comunitários de água, bloqueios de graxa e óleo podem causar backups de esgoto nas ruas e cursos de água, criando riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Crédito: Hemera Technologies / AbleStock.com / Getty Images Remova o óleo de cozinha das panelas antes de lavá-las.

Métodos ineficazes

Quando alguém derrama óleo de cozinha no ralo, seu primeiro pensamento pode ser ajudar a dissolvê-lo ou quebrá-lo usando água quente, detergente, triturador de lixo ou limpador de ralo. Mas eles não são eficazes ou, no caso de limpadores de drenos, não devem ser usados ​​regularmente, de acordo com o Distrito de Saneamento de St. Vrain, Colorado. A água quente esfria nos canos, fazendo com que o óleo - e outras gorduras e graxas - endureçam ainda mais no sistema de esgoto. Os detergentes, mesmo os que dizem remover a graxa, também causam obstruções no tubo ou no sistema. O lixo doméstico não consegue remover a graxa e os óleos do encanamento. E os limpadores de drenos, que podem ajudar a romper tamancos relacionados a óleo, são corrosivos e, quando usados ​​com freqüência, podem danificar a linha de esgoto, exigindo reparos dispendiosos.

Remédio

Um remédio natural e não corrosivo recomendado pela Michigan State University Extension é derramar 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguido por 1/2 xícara de vinagre branco, o que causa muita efervescência no ralo. Cubra o dreno para conter a ação do espumante e, após cinco a 10 minutos, lave o dreno com uma chaleira de água fervente. De acordo com a extensão, o bicarbonato de sódio e o vinagre podem decompor os ácidos graxos em sabão e glicerina e evitar obstruções. Uma palavra de advertência: Para evitar queimaduras e ferimentos no rosto ou nos olhos, esse método não deve ser usado se um abridor de drenos comercial tiver sido usado ou estiver presente em qualquer água parada.

Melhor método

A melhor maneira de descartar o óleo de cozinha doméstica é despejá-lo em recipientes com tampas, como potes de vidro vazios. Deixe o óleo esfriar e solidificar, aperte a tampa do recipiente e coloque-a no lixo. Ou salve o óleo em um recipiente que possa ser fechado novamente e leve-o a um local de coleta de óleo e graxa de cozinha da comunidade para reciclagem, se disponível em sua área. Combustíveis alternativos para motores a diesel e óleo para aquecimento doméstico são feitos a partir de óleo de cozinha reciclado e é um ingrediente em alguns alimentos para animais, alimentos para animais e cosméticos. Além disso, é melhor limpar panelas e pratos oleosos ou louça com uma toalha de papel absorvente para remover o óleo antes da lavagem.

O que mais não pode cair

A sua agência local de água e esgoto pode lhe dizer quais líquidos podem ou não ir com segurança pelo ralo. O Departamento Metropolitano de Águas Residuais de San Diego, por exemplo, possui os requisitos típicos de que líquidos não sejam resíduos radioativos, resíduos químicos perigosos ou resíduos de risco biológico não tratado; não ser sólidos, lamas ou substâncias viscosas; e não possui níveis de pH corrosivo, graxa ou óleo e temperaturas de 150 graus Fahrenheit ou superiores em volumes superiores a 10 galões.

Pin
Send
Share
Send