O cogumelo vermelho do fungo com ponta de lança encontrado em palha

Pin
Send
Share
Send

Muitos jardineiros ficaram confusos, divertidos ou ofendidos com o fungo vermelho em forma de lança que geralmente aparece na cobertura morta. O elegante fedorento (Mutinus elegans) também é conhecido pelo nome "vareta do diabo" e pertence à família Phallaceae. Diz a lenda que a filha de Charles Darwin, Effy, ficou tão ofendida com a aparência do cogumelo que ela vagou por suas terras reunindo-as em uma cesta. Ela os queimaria a todos, a fim de proteger a "moral das empregadas" em seu emprego.

O elegante stinkhorn pode não ser tão elegante quanto uma rosa, mas é divertido.

Primo ou gêmeo?

O fedor de cães (Mutinus caninus) também pode ser encontrado crescendo na sua cobertura. É provável que este cogumelo semelhante possa de fato ser a mesma espécie exata do elegante fedor. Os cientistas de cogumelos ainda não concordaram se são da mesma espécie, mas muitos usam os termos "elegante" e "cachorro" de forma intercambiável.

O que é esse cheiro?

Há mais a se ofender com o fedor do que com sua forma. Em plena maturidade, um revestimento de esporos marrom viscoso aparece próximo à ponta da buzina. Este revestimento tem um odor extremamente sujo de carniça. Embora extremamente desagradável para o jardineiro doméstico que não gosta do cheiro de criaturas mortas em seu jardim, essa dica malcheirosa tem um propósito. O perfume atrai moscas e outros que se alimentam de carniça. As moscas pegam os esporos e os dispensam onde quer que aterrem em seguida, completando o ciclo de vida do fedorento de maneira única.

Crescendo

Depois que uma mosca deposita o micélio, ou células de fungos, eles penetram no solo ou na cobertura morta e começam a digerir o material orgânico. O fedor se desenvolve acima do solo depois de estar pronto para se reproduzir, geralmente entre julho e setembro. Madeira velha, folhas mortas e solo rico são particularmente propensos a promover o crescimento. O fungo aparece pela primeira vez como sistemas de raízes brancas semelhantes a cordas que correm pelo chão. Essas cordas são o fungo real. Os botões e chifres que aparecem mais tarde são os corpos frutíferos, ou flores, do fungo.

Fedido, mas útil

Os fedorentos podem parecer e cheirar desagradáveis, mas são realmente úteis para decompor a cobertura morta nos materiais orgânicos úteis que enriquecem o solo. Os corpos frutíferos duram apenas alguns dias, portanto não são algo que você deve viver por muito tempo. Para a maioria, seus benefícios ecológicos superam o aborrecimento temporário. Eles não são venenosos e não criam perigo para seus animais de estimação ou sua família.

Pin
Send
Share
Send