Como funciona um pulverizador de tinta sem ar?

Pin
Send
Share
Send

Ao contrário dos pulverizadores de tinta movidos a ar, que usam compressores de ar para empurrar a tinta com força, os pulverizadores sem ar não contêm compressor de ar. Em vez disso, eles usam uma bomba motorizada para pressurizar e empurrar a tinta para fora da ponta da pistola. A alta pressão acumulada dentro do tubo atomiza a tinta, o que significa que a separa em uma névoa fina. Isso cria um acabamento suave com uma quantidade mínima de tinta.

Os pulverizadores de tinta sem ar podem economizar muito tempo e esforço ao pintar grandes áreas.

O básico

Vantagens

Os pulverizadores de tinta sem ar realizam trabalhos rápidos em grandes projetos de pintura, além de proporcionar um acabamento uniforme. Eles são extremamente portáteis e podem transportar mais de um quarto de tinta ou até puxar a tinta diretamente de um recipiente. Eles podem lidar com qualquer tipo de tinta, mancha ou primer, inclusive aqueles muito grossos para outros tipos de pulverizadores de tinta.

Peças

Todos os pulverizadores de tinta sem ar têm mangueira, pistola, ponta e bomba. A mangueira tem uma extremidade mais larga, que entra na tinta, e uma extremidade mais estreita, que se conecta ao bico. A "arma" é o que permite ao pintor controlar o fluxo da tinta. Quando o gatilho é pressionado, uma válvula se abre para permitir que a tinta flua através da ponta e para a superfície. Diferentes tamanhos e formas das pontas controlam a quantidade de tinta que sai. Existem dois tipos de bomba: pistão e diafragma. O primeiro pode bombear tinta mais espessa, enquanto o último geralmente é mais barato.

Bomba de pistão

Localizada na cabeça de pulverização da pistola, a bomba obtém energia hidráulica do motor. O pistão primeiro se move para cima, criando um vácuo e, portanto, desenhando tinta na câmara. Então, quando o pistão se move vigorosamente para baixo, ele empurra a tinta através da mangueira e para fora do bico estreito. É esse movimento que resulta em pressão tão alta que a tinta é atomizada.

Bomba de diafragma

Essas bombas usam pistões, mas o fazem de maneira ligeiramente diferente. O motor permite que o pistão se mova para cima e para baixo, mas, neste caso, ao bombear, ele expande e contrai rapidamente o diafragma flexível. O movimento ascendente do pistão cria um vácuo, atraindo a tinta para a bomba através da válvula de entrada. Seu poderoso movimento descendente comprime o diafragma, empurrando a tinta atomizada pela ponta e para a superfície.

Válvulas

Para controlar a direção da tinta, existem válvulas de retenção para garantir que ela se mova da fonte para fora através da ponta, em vez de cair novamente no recipiente de tinta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Pistola Pulverizadora de Pintura Paint Zoom Air Plus saiba como funciona VEJA OS DETALHES (Pode 2024).