Como remover manchas de água da madeira

Pin
Send
Share
Send

A madeira adequadamente temperada está com sede e está mais do que pronta para absorver a água que você deixar sobre ela, o que certamente deixará uma mancha. Se a água contiver ferro ou outros minerais, a madeira pode reagir com os minerais e até ficar preta. A maioria dos móveis tem um acabamento protetor para evitar isso, mas os líquidos podem penetrar no acabamento e descolorá-lo. O manuseio de madeira e manchas de acabamento exige procedimentos diferentes.

Concluir manchas vs. Manchas de madeira

Os acabamentos de madeira são resistentes à água - que é uma das principais razões para usá-los - mas poucos são à prova d'água. Água parada, vapor e até umidade persistentemente alta podem tornar muitos acabamentos turvos - um tipo de descoloração causada pela penetração de umidade no acabamento. Quando a água penetra todo o acabamento e penetra na madeira, ocorre um tipo diferente de mancha. Algumas espécies de madeira, como o abeto, podem simplesmente ficar escuras, mas outras com alto teor de tanino - principalmente o carvalho - podem ficar pretas, como se estivessem mofadas. O carvalho úmido geralmente é mofado e o mofo contribui para a descoloração do preto causada pelas reações dos taninos com os minerais da água.

Remoção de manchas de acabamento

Manchas de água nublada ou leitosa que afetam apenas o acabamento não são tão difíceis de remover de móveis, bancadas ou pisos. O princípio básico é remova a umidade ou substitua-o por um óleo que não fique nublado. Você pode ter sorte simplesmente aquecendo a madeira com um secador de cabelo para transformar a água em vapor e fervê-la. Você também pode cobrir a mancha com uma substância oleosa, como óleo de limão, vaselina ou até maionese. Deixe os óleos penetrarem durante a noite e, quando você limpar a madeira pela manhã com um pano seco, as manchas deverão desaparecer.

Manipulação de manchas de madeira

As manchas que penetraram no acabamento e embebidas na madeira não podem ser reparadas, a menos que você remova o acabamento. Para fazer isso da maneira mais eficiente possível, lixe o acabamento manualmente com lixa de grão 120, indo com o grão da madeira e franzindo as bordas da área que você lixa para facilitar o reparo do acabamento. Depois de chegar à madeira nua, você poderá remova a descoloração esfregando com água e sabão para remover o mofo(//www.epa.gov/mold/cleanupguidelines.html). Se a madeira ainda estiver escura, você precisará branquear. O alvejante mais eficaz para madeira manchada de água é o ** ácido oxálico **; você pode comprar alvejante de madeira pré-misturado, mas pode criar um composto mais forte misturando-o você mesmo.

Procedimento de Branqueamento

Uma solução saturada de cristais oxálicos e água fornece o máximo poder de branqueamento - uma solução saturada é aquela em que não mais se dissolverá cristais.

Calçar luvas de borracha e uma máscara facial. • Pinte a solução na madeira nua. • Aguarde os cristais secarem, depois limpe-os. • Repita o processo se a mancha não desaparecer completamente. • Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água e limpe-o na madeira para neutralizar o ácido quando terminar o clareamento. • Enxágüe com água limpa e deixe a madeira secar. • Reparar o acabamento escovando ou pulverizando duas ou três demãos de novo acabamento.

Pin
Send
Share
Send