Como podar um pessegueiro

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos pessegueiros (Prunus persica) é podada para ter um sistema de galhos abertos, o que significa que três a cinco galhos laterais do andaime crescem uniformemente ao redor e subem um tronco com cerca de um metro de altura. Estes são ramos permanentes do andaime que crescem a um ângulo de 45 a 50 graus do tronco. Os rebentos de frutificação, a fonte da maioria das tarefas de poda, crescem anualmente a partir desses galhos de andaime.

Noções básicas de poda

Os pêssegos geralmente crescem nas zonas de resistência de plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 4 a 9, embora as cultivares individuais variem dentro desse intervalo. Como você cortará brotos em vez de galhos, precisará de tesouras de podar manualmente. Use luvas, camisa de mangas compridas e óculos de proteção. A ameixa atira em um ângulo de 45 graus a 1/4 de polegada do galho. Pulverize as lâminas da ferramenta de poda com desinfetante doméstico antes de podar e antes de passar para uma nova planta. Podar um novo pessegueiro para cerca de 30 centímetros de altura quando você plantá-lo. Se você plantar uma árvore ramificada, poda todos os ramos, exceto três ou quatro laterais, com um ângulo não superior a 45 graus do tronco.

Poda do primeiro ano

Se a sua árvore recém plantada não tiver galhos, espere até o verão para escolher de três a quatro galhos de andaime que produzam brotos de pêssego. O galho do andaime inferior deve ficar a aproximadamente 30 cm do chão. O ramo do andaime superior deve ter aproximadamente 36 polegadas de altura. Remova todos os outros membros. Você também pode esperar até pouco antes do crescimento começar na segunda temporada para selecionar e podar os membros do andaime. Os galhos de uma árvore podada adequadamente devem formar uma forma de tigela áspera que facilita a colheita de pêssegos, além de permitir a entrada de luz solar e ar, ambos úteis na prevenção de doenças.

Poda com árvores de pêssego

Quando têm de 3 a 4 anos, os pessegueiros dão frutos em brotos que começaram a crescer no ano anterior. No início e no meio de julho, poda galhos baixos, quebrados e mortos, depois a vigorosa verticalidade se espalha pelos galhos dos andaimes. Mantenha o centro da árvore aberto, removendo brotos vigorosos e verticais que crescem no interior. Ameixa ramos crescendo na sombra, aqueles que ficam pendurados para baixo e os que são mais finos que um lápis. Mantenha galhos grossos com lápis de 12 a 18 polegadas de comprimento. Podar cerca de um terço de um galho frutífero com mais de 24 polegadas. Um pessegueiro precisa de 70 a 90 galhos frutíferos para produzir uma colheita completa.

Poda em anos subsequentes

Se você não podar os pessegueiros todos os anos, as árvores crescem menos brotos de frutificação e as demais permanecem mais altas até que os pêssegos estejam fora de alcance. Para estimular um novo crescimento, corte cerca de 40% das mudas a cada ano. Podar as extremidades dos galhos do andaime para mantê-los a uma boa altura para colher pêssegos. Uma altura de 7 pés de crescimento de pêssego é melhor, mas de 8 a 9 pés de altura é aceitável. Podar toda a madeira cinza dentro desta zona. Deixe brotos pequenos em paz, mas remova brotos vigorosos que sombream o centro. Sempre corte para manter a forma baixa e espalhada da tigela da árvore. Nunca poda uma árvore com tanta força que você não precisa afinar a fruta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Poda do pessegueiro (Abril 2024).