O que é o fator K em uma cabeça de aspersão?

Pin
Send
Share
Send

Os sistemas de extinção de incêndios são "bombeiros instantâneos", de acordo com o Residential Fire Safety Institute. Eles estão de plantão 24 horas todos os dias para extinguir incêndios usando cabeças de aspersão, ou válvulas, que liberam água quando sentem calor. Para calcular o fluxo suficiente que é necessário a partir de uma cabeça de aspersão para extinguir um incêndio, os engenheiros usam uma equação matemática para determinar o fator k, ou coeficiente de descarga.

Crédito: Michael Blann / Digital Vision / Getty Images Os sistemas de sprinklers domésticos extinguem incêndios para salvar vidas.

Fator K

Os fatores K estão listados entre as especificações para sistemas de extintores de incêndio. Eles são números adimensionais usados ​​para calcular o fluxo e a pressão da água descarregada das cabeças dos aspersores, de acordo com a Hydronics Engineering. Os fatores K podem ser determinados usando a seguinte equação: K = Q / P1 / 2, onde K é representado por galões por minuto, ou gpm / psi1 / 2, Q é a taxa de fluxo em gpm e P é a pressão em psi, ou libras de força.

Componentes do fator K

A equação de Bernoulli e as premissas Lagrangianas são componentes das fórmulas do fator k e devem ser consideradas para cálculos precisos de pressão e volume. Uma das mesmas equações que o Centro de Pesquisa Glenn da NASA usa para calibrar os velocímetros de naves espaciais é usada para calcular a pressão da mecânica dos fluidos dentro das cabeças dos aspersores. De acordo com a Hydronics Engineering, essa equação de Bernoulli é o ponto de partida para determinar os fatores-k. A Hydronics lista as suposições lagrangianas sob as quais a equação de Bernoulli funciona: os fluidos devem ser incompressíveis, invíscidos, estáveis ​​e ao longo de uma linha de fluxo.

Aplicação residencial

Embora os sprinklers sejam equipamentos comuns em edifícios comerciais e industriais, muitos proprietários não percebem que os sistemas residenciais de sprinklers também estão disponíveis. As cabeças de aspersão não requerem sistemas de encanamento separados ou suprimentos de água, como são exigidos em aplicações comerciais ou industriais. Eles usam os mesmos sistemas e suprimentos que já existem em sua casa. Dependendo do tamanho da sala e da altura do teto, os aspersores residenciais são classificados por fatores-k para ajudá-lo a determinar qual é o mais adequado para sua casa, geralmente entre 5,6 e 8,0.

Desafios recentes

Além de suas casas e empresas, muitas pessoas armazenam seus bens excedentes em instalações de aluguel de armazenamento. Atender às demandas de incêndios nesses locais é desafiador devido à proximidade de muitos itens embalados em unidades de armazenamento individuais, com muitas unidades alojadas em um único complexo. De acordo com o PMEngineer.com, os incêndios nas instalações de armazenamento são "incêndios de alto desafio", e aspersores com fator k mais alto, geralmente 11,2 ou mais, devem estar em vigor para proteger a propriedade. Para atender às demandas específicas das instalações de armazenamento, os grandes aspersores de fator k foram introduzidos nos últimos 10 anos.

Pin
Send
Share
Send