Tintas de impermeabilização do porão: eles funcionam?

Pin
Send
Share
Send

A tinta à prova d'água não ajudará muito se você tiver um vazamento grave no porão.

A infiltração de água através das paredes do porão de concreto é um problema bastante comum - e grave o suficiente - para criar um mercado saudável para tintas impermeabilizantes. Esses produtos podem ser à base de óleo ou água e são mais pesados ​​que as tintas convencionais porque contêm aditivos que prometem criar uma barreira à água impermeável. Dependendo da gravidade da infiltração, você pode obter um alívio temporário usando um desses produtos, mas não espere que a solução seja permanente.

O problema não é que a qualidade das tintas à prova d'água semelhantes à tinta possa durar dez ou vinte anos em um telhado. O problema é que nenhuma tinta pode suportar a pressão hidrostática das águas subterrâneas, pressionando contra uma fundação para sempre. E há outra consideração em que pensar. Quando a tinta da fundação começar a falhar (como inevitavelmente ocorrerá), você provavelmente precisará removê-la antes de poder aplicar uma camada de reciclagem, o que é um grande trabalho. Se você não fizer isso, a tinta fresca não grudará nas paredes.

Se você tiver sérias incursões de água no porão, as alternativas à pintura incluem melhorar a drenagem e instalar painéis à prova d'água.

É melhor impermeabilizar do lado de fora

Mesmo um sistema de drenagem rudimentar pode controlar melhor a infiltração do que a tinta.

Durante a construção, é tarefa dos construtores lidar com a drenagem e a impermeabilização do lado de fora. No mínimo, eles devem instalar uma barreira impermeável ao redor da fundação, mas se o lençol freático for alto, eles também deverão instalar um sistema de drenagem. Se isso não tiver sido feito, a infiltração certamente será um problema, e tentar contorná-lo com um revestimento nas paredes internas é como tentar impedir um vazamento de tubo pintando o tubo. Como a água em um cano, a água subterrânea em torno de uma fundação está sob pressão, e é essa pressão hidrostática que a força a atravessar concreto derramado ou blocos de concreto, que são um pouco mais porosos do que tijolos ou ladrilhos. Paradoxalmente, a porosidade é um pré-requisito para algumas tintas impermeabilizantes, que precisam penetrar nas superfícies para serem eficazes.

Limitações da tinta impermeabilizante

A tinta à prova de água não aderirá bem se houver umidade nos poros ao aplicá-la; portanto, você deve ser meticuloso em secar o concreto antes de pintar. Você também precisa ser meticuloso em colocar a tinta em todos os poros para formar uma barreira selada e contínua. Se você deixar uma pequena abertura, a água poderá passar (e vai) passar. A melhor maneira de aplicar tinta à prova d'água é com um pulverizador sem ar. O trabalho pode ser entediante se você precisar usar pincel e rolo, e as chances de deixar vazios nos cantos e em outros locais apertados são maiores.

Você não deve aplicar tinta de impermeabilização em uma parede que esteja rachada ou danificada. Além disso, lembre-se de que, se a parede quebrar após a pintura, a tinta não funcionará e a garantia será anulada.

Onde a tinta à prova d'água faz sentido

Limpe completamente as paredes mofadas antes de pintar ou a tinta descascará.

A tinta à prova de água foi projetada para suportar pressões na faixa de 8 a 12 psi. As águas subterrâneas normalmente estão sob pressão mais alta do que isso; portanto, se houver vazamento ativo nas paredes do porão, a tinta à prova d'água não a impedirá. Na verdade, isso pode piorar as coisas descascando rapidamente, criando uma bagunça onde antes havia apenas um problema de água.

Mas, como cria uma barreira de vapor, a tinta à prova d'água pode aliviar ocasional umidade que aumenta a umidade no porão e promove o crescimento de mofo. Se o mofo for o principal problema relacionado à umidade no porão, limpe-o cuidadosamente das paredes com água e sabão antes de pintar, ou a tinta provavelmente descascará. Lembre-se de que a tinta à prova d'água não inibe o crescimento de fungos e não solucionará seu problema de mofo se a umidade da umidade do porão for simplesmente devida à condensação causada por falta de ventilação.

Pin
Send
Share
Send