Diferenças nos capacitores X1, X2, Y1 e Y2

Pin
Send
Share
Send

Capacitores são componentes eletrônicos passivos que são usados ​​em muitos circuitos para executar uma ampla variedade de funções, desde osciladores a aplicações de fonte de alimentação. Um uso específico de capacitores é na filtragem de linhas de energia em muitos aparelhos e dispositivos eletrônicos. Os capacitores usados ​​nessas aplicações são classificados como Classe X ou Classe Y e, em seguida, classificados pela tensão testada, como X1 ou Y2. Essas designações de classe se referem à classificação e aplicação de segurança de um capacitor.

Capacitores como filtros de linha

O "ruído" elétrico é um tipo de interferência captada pelas linhas de serviços públicos. A eletricidade que entra em sua casa nem sempre é pura e limpa. Pode haver picos ocasionais de tensão, ou seja, momentos momentâneos em que a tensão aumenta ou diminui. Isso é comum quando há consumo instantâneo de corrente pesada, como se vários aparelhos de ar condicionado e sua geladeira comecem a funcionar ao mesmo tempo. Um raio próximo pode induzir picos de tensão, assim como um carro batendo em um telefone ou um esquilo em curto-circuito nos terminais de um transformador elétrico. Os contatos elétricos nos motores podem enviar flutuações espúrias de tensão de volta à linha elétrica. Outros tipos de impurezas em sua linha elétrica consistem em frequências de rádio ou interferência de RF, que podem ser causadas por transmissões de comunicações. Mesmo alguns interruptores dimmer de luz produzem um componente de ruído através da fiação da sua casa. Os capacitores de filtragem de linha são usados ​​para reduzir o ruído elétrico e de RF.

Capacitores Classe X

Para "limpar" alguns ruídos elétricos, rádios, televisões e outros dispositivos eletrônicos geralmente empregam um capacitor conectado diretamente através das duas linhas de CA, uma vez que elas são conectadas ao aparelho. Os capacitores que executam essa tarefa de filtragem de linha são classificados como tipo "X". Se um capacitor do tipo X "na linha" falhar, uma das duas coisas pode acontecer. Se o capacitor "abrir", será como se o capacitor não estivesse lá. Isso não representa perigo para o usuário do dispositivo, mas pode resultar em desempenho inferior. Se um capacitor do tipo X "curto", o curto-circuito pode queimar um fusível no aparelho ou no disjuntor da sua casa. Novamente, isso não causaria riscos ao usuário.

Capacitores Classe Y

O design de filtragem de uma linha coloca um capacitor entre uma das linhas de CA que entra e o chassi do dispositivo. Essa configuração "linha terra" usa capacitores de classe Y. Atualmente, muitos aparelhos possuem um fio terra que conecta seus chassis e caixas de metal a um "terra" elétrico ou neutro. Esses aparelhos têm três pinos no plugue que entram na tomada. Se sua casa estiver corretamente conectada, o plugue elétrico será conectado a uma conexão de aterramento. Não haveria perigo se um capacitor de classe Y "abrir", mas a falha, se ocorrer curto, causará choque elétrico ou até morte do usuário se o aparelho não estiver adequadamente aterrado. O chassi ou gabinete ficaria "quente", ou seja, estaria no potencial elétrico da tomada.

Avaliações de capacitores de segurança

Nos Estados Unidos, onde a tensão doméstica padrão é de cerca de 120 volts, os capacitores de segurança têm uma classificação de 250 volts, mais que o dobro da tensão operacional esperada. No entanto, os capacitores podem falhar, sendo atingidos por uma alta tensão ou devido à idade avançada, à medida que secam e se deterioram.

Classificações X1, X2, Y1 e Y2

Os capacitores das classes X e Y também recebem um número para representar sua classificação de teste de impulso. Os mais comuns são X1 (testado para 4.000 volts), X2 (2.500 volts), Y1 (8.000 volts) e Y2 (5.000 volts).

Pin
Send
Share
Send