Como retirar a cera dos pisos de madeira

Pin
Send
Share
Send

Quer você encere seu piso de madeira para fortalecer um acabamento penetrante de óleo ou para aprimorar um acabamento de filme, como goma-laca ou poliuretano, não há como evitar a necessidade de remover periodicamente a cera. Ele nunca endurece e continua a acumular partículas microscópicas de sujeira. Além disso, algumas ceras amarelam à medida que envelhecem. A National Wood Flooring Association recomenda o uso de álcool mineral para remover a cera. Existem alternativas menos tóxicas, mas a maioria exige água, o que não é bom para o seu piso.

Você precisa de um solvente

Para entender melhor como removê-lo, é bom ter uma idéia dos ingredientes da cera para pisos. Embora as ceras variem, a maioria contém uma emulsão de parafina ou carnaúba - um extrato das palmeiras brasileiras - em um solvente. Quando você aplica a cera, o solvente evapora e apenas o revestimento de cera permanece. Como ela não cura e permanece um pouco macia, você pode tecnicamente raspar a cera do chão com uma lâmina afiada, embora isso consuma tempo e danifique o acabamento do piso. Um método mais eficiente é redissolvê-lo em um solvente e limpá-lo.

Então, o que dissolve a cera?

O solvente ideal para dissolver parafina ou cera de carnaúba é aquele em que já estava dissolvido quando você o aplicava, o que geralmente é álcool mineral. Esse é o ingrediente que confere à maioria dos produtos de cera seu odor característico. Solventes mais fortes, como acetona e diluente de laca, também removerão a cera, mas também removerão o acabamento e, portanto, sairão. A água quente pode dissolver a cera - especialmente se contiver vinagre, amônia, detergente em pó ou um agente de limpeza similar - mas nenhum fabricante de pisos recomendaria usá-la. Deixar água quente no piso por tempo suficiente para dissolver a cera é apenas pedir que a água escoe através das rachaduras, inche a madeira e arruine o chão.

O método aprovado pela NWFA para remover a cera

Para facilitar muitos trabalhos de limpeza, você pode ir à loja e comprar um implemento especial que automatize a tarefa ou pelo menos elimine a necessidade de trabalho duro. A remoção de cera não é um desses trabalhos. Compre um bom par de joelheiras e reserve uma tarde para uma sala de estar e cozinha comuns.

Passo 1

Encha um frasco de spray ou um frasco plástico de esguicho de condimento - como você usa para ketchup - com álcool mineral inodoro. Apesar do nome, este produto - também chamado de álcool mineral branco - não é totalmente inodoro, portanto, mantenha a sala bem ventilada enquanto estiver trabalhando. Use um respirador se for sensível aos COV.

Passo 2

Pulverize o solvente longitudinalmente ao longo do chão, umedecendo cerca de três ou quatro tábuas por uma distância de cerca de 30 cm. Umedeça as rachaduras entre as placas para dissolver a cera.

Etapa 3

Esfregue a área ao longo do grão de madeira enquanto o solvente ainda estiver úmido - usando um lavador de cozinha verde ou lã de aço 0000 - para afrouxar a cera. Esfregue o resto da cera do chão com um pano.

Passo 4

Umedeça a mesma área novamente e retire o solvente com outro pano. Olhe para o pano e, se vir resíduos de cera, umedeça novamente e repita. Continue até que um pano limpo não mostre descoloração e passe para a próxima seção do piso.

Removedores comerciais de cera

Você pode comprar removedores de cera comerciais para tornar esse trabalho menos oneroso, mas leia atentamente o rótulo antes de comprá-lo. Muitos são destinados a vinil, linóleo e ladrilhos, mas não madeira. Você precisa de um produto aprovado para pisos de madeira ou corre o risco de danificar o acabamento do piso ao remover a cera.

Pin
Send
Share
Send