Como verificar um sensor de posição do acelerador

Pin
Send
Share
Send

Os sensores de posição do acelerador (TPSs) são dispositivos relativamente simples. TPS é um novo nome sofisticado para o antigo potenciômetro de três terminais, conhecido por muitos nomes diferentes. Controles de volume, controles de tom e controles de balanço são todos os potenciômetros de três terminais. Nada mais é do que um resistor variável e pode ser verificado com o multímetro digital (DMM).

crédito: Polka Dot Images / Polka Dot / Getty Images

Um TPS com defeito pode ser a causa de muitos problemas de capacidade da unidade. Parada inesperada, inatividade brusca, hesitação ao acelerar ou aceleração inexplicada durante o cruzeiro a uma velocidade constante são sintomas de um TPS com defeito.

Passo 1

Desconecte o conector TPS. Existem três fios que vão para o corpo do sensor, o terra negativo, a entrada de +12 volts e a saída variável para o computador de bordo.

Passo 2

Insira as pontas de prova do jacaré nos conectores apropriados do seu DMM e defina o "Range Switch" para a escala de 20.000 Ohm ou 20K Ohm.

Conecte uma das pontas de prova ao conector central, o conector de saída do computador e a outra ponta ao conector de +12 volts ou - Terra no conector TPS. A polaridade das sondas de teste não importa ao fazer esse teste.

Etapa 3

Lentamente, mova o acelerador em toda a sua amplitude de movimento, da posição "fechada" para a posição "totalmente aberta", enquanto observa a leitura digital no DMM. Ele deve aumentar ou diminuir de forma constante e uniforme à medida que a articulação do acelerador é movida em toda a sua faixa. Qualquer queda ou aumento repentino na leitura indica um TPS ruim que precisa ser substituído. Uma queda na resistência infinita em qualquer ponto indica uma quebra no elemento de resistência do TPS e também indica um TPS ruim.

Pin
Send
Share
Send