Reação de picada de abelha de carpinteiro

Pin
Send
Share
Send

Nomeadas por sua tendência a perfurar ninhos em estruturas de madeira, as abelhas carpinteiras habitam áreas nos Estados Unidos. Como a maioria dos tipos de abelhas, uma abelha-carpinteira raramente pica, a menos que seja manipulada ou seu ninho esteja ameaçado, mas sua picada pode resultar em uma reação local dolorosa. Em casos raros, ocorre uma reação alérgica mais grave. As abelhas carpinteiras são polinizadores importantes e são comuns em jardins e outras áreas externas.

Crédito: Inventori / iStock / GettyImagesCarpenter Bee Sting Reaction

Identificação de abelha de carpinteiro

As abelhas-carpinteiras têm corpos grossos e parcialmente peludos que às vezes medem até 1 polegada de comprimento. Embora as abelhas carpinteiras e os abelhões tenham aparência semelhante, você pode perceber a diferença observando a parte traseira ou o abdômen. Os abelhões têm abdômen peludo, enquanto o abdômen de abelha é preto, brilhante e carece de crescimento significativo de pêlos. Muitas espécies de abelhas carpinteiras habitam várias partes dos Estados Unidos. A maioria deles, como as espécies mais comuns, Xylocopa virginica, exiba uma combinação de cores preta e amarela. Todo o corpo de uma espécie ocidental, Xylocopa californica, é um brilhante, preto azulado.

Comportamento e ardência

As abelhas carpinteiras não possuem a estrutura social complexa das abelhas e de outras colméias e tendem a nidificar em pares. A abelha carpinteira abriga um buraco de ninho e guarda seus filhotes, enquanto o macho patrulha a área. Os machos são ferozmente territoriais, atacam e tentam afastar qualquer pessoa e qualquer coisa que se aproxime do ninho. No entanto, essas são ameaças vazias porque as abelhas carpinteiras não têm ferrão e são inofensivas. Somente as abelhas carpinteiras são capazes de picar, e geralmente o fazem somente quando manuseadas ou quando o ninho é atacado diretamente.

Reações típicas da picada

A picada de uma abelha de carpinteiro é semelhante à de uma abelha e produz um veneno contendo melitina, que causa dor, inchaço e vermelhidão na área ao redor do local da picada. Uma dor aguda é típica por alguns minutos após a picada, e uma dor surda se segue, de acordo com o Gerenciamento Integrado de Pragas da Universidade da Califórnia, que acrescenta que o site pode permanecer sensível ao toque por alguns dias. O site também pode coçar.

Ao contrário de uma abelha, uma abelha de carpinteiro e uma abelha têm um ferrão suave que não se desprende no corpo da vítima. Esse recurso torna cada carpinteiro abelha e abelha capaz de várias picadas. Como as abelhas carpinteiras são insetos solitários e não atacam em enxames, ser picado por mais de uma abelha ao mesmo tempo é raro.

Tratamento de picada de abelha e reações alérgicas

Picadas de abelha de carpinteiro não são perigosas para a maioria das pessoas. O Centro de Saúde para Estudantes Abrons da Universidade da Carolina do Norte, em Wilmington, recomenda descansar e elevar a parte do corpo afetada e aplicar bolsas de gelo nas primeiras 24 horas após a picada, colocando uma ou duas camadas de pano entre o local da picada e as compressas frias. Anti-histamínicos e analgésicos de venda livre podem ser usados ​​para reduzir o inchaço e a dor, respectivamente.

Indivíduos com alergia a picadas de abelha e vespa podem desenvolver sintomas mais graves, como náusea ou erupção cutânea no corpo inteiro, além de reações potencialmente fatais, incluindo choque e dificuldade em respirar. Procure tratamento médico imediatamente se você desenvolver algum desses sintomas.

Pin
Send
Share
Send