Como definir a pressão para um tanque de bexiga de água

Pin
Send
Share
Send

Um tanque de pressão para um poço é uma necessidade para qualquer casa que use água de poço. Em uma configuração típica, uma bomba de poço raso ou profundo transfere a água subterrânea para um tanque de retenção. A partir daí, a água passa para o tanque de pressão, que é um segundo tanque de retenção conectado a uma bomba de jato que mantém a água pressurizada. A água é incompressível; portanto, o tanque deve conter um pouco de ar. Em alguns tanques, não há barreira entre o ar e a água, o que significa que o tanque deve ser carregado periodicamente. Um design mais eficiente é fornecer uma bexiga flexível no tanque para conter o ar em um compartimento fechado. Isso ajuda a manter o tanque de pressão de poço estável psi.

Como definir a pressão para um tanque de bexiga de água - Foto de Jasmin Merdan / Moment / GettyImages

Os tanques da bexiga são pré-carregados e, idealmente, nunca precisam ser recarregados. Na realidade, porém, pequenos vazamentos podem fazer com que a pressão do ar no tanque diminua até o ponto em que a bomba precisa trabalhar demais para manter a pressão da água. A bomba pode funcionar com mais frequência e permanecer mais tempo do que deveria. Você pode carregar manualmente o tanque usando um inflador de pneu de carro ou até mesmo uma bomba de bicicleta.

Quais são as configurações ideais do tanque de pressão do poço?

A bomba de jato possui um interruptor liga / desliga ajustável que está programado para ligar a bomba quando a pressão cair no valor de entrada e desligá-la quando a pressão atingir o valor de saída. Um intervalo típico de corte / corte é entre 30 e 50 psi, mas nem todos os sistemas são iguais. Algumas bombas podem ser ajustadas mais alto para garantir pressão adequada em uma extensa rede de tubos. Para determinar o valor de corte do seu sistema, abra uma torneira em casa, observe o manômetro na bomba de jato e observe a leitura quando a bomba iniciar.

A pressão no tanque de pressão deve ser 2 psi menor que a pressão de corte da bomba. Por exemplo, se a pressão de corte da bomba for 30 psi, a pressão da bexiga do tanque deve ser 28 psi.

Procedimento para definir a pressão da bexiga do poço

Todo tanque de pressão possui uma válvula de ar semelhante à de um pneu de carro ou bicicleta. Você pode testar a pressão da bexiga desaparafusando a tampa da válvula e usando o mesmo testador de pressão usado para testar o ar em seus pneus. Se a pressão cair, você pode usar um compressor convencional, um inflador de pneus ou uma bomba manual para adicionar mais ar.

Para fazer isso, você precisa sangrar a água. Desligue a energia da bomba a jato, abra uma torneira e deixe a água fluir até que a leitura de pressão no manômetro seja zero. Bombeie ar para dentro da válvula, verificando continuamente com um medidor para garantir que você não encha demais a bexiga e a quebre. Se você adicionar muito ar, basta pressionar a haste da válvula com a miniatura para deixar sair um pouco de ar. Depois que a pressão for restaurada, feche a torneira e ligue a bomba.

Vazamentos e Registros de Água

Se você precisar restaurar a pressão da bexiga, é porque o ar tem uma maneira de vazar. O ponto de vazamento mais comum é a própria válvula. Pulverize um pouco de água com sabão e procure por bolhas. Se você vir alguma, a válvula precisa ser apertada ou substituída.

Se a própria bexiga se romper ou endurecer devido a um acúmulo de minerais, a bomba terá que trabalhar muito para manter a pressão. Ele liga e desliga repetidamente, e você provavelmente notará pressão insuficiente da água no encanamento. Essa condição é conhecida como alagamento e geralmente significa que o tanque precisa ser substituído.

Pin
Send
Share
Send