Como reparar itens de plástico rachados

Pin
Send
Share
Send

O primeiro passo em qualquer projeto de reparo de plástico é identificar o tipo de plástico que precisa de reparo e que pode não ser tão simples quanto parece. A lista de fabricantes de plásticos usados ​​para fabricar bens domésticos e automotivos é de quase 20 tipos, e não há motivos para suspeitar que não continue crescendo. A maioria dos plásticos pode ser soldada com hastes de solda especiais, mas para reparar outros, é melhor usar massa epóxi. Os procedimentos variam de acordo com o método de reparo e plástico, mas algumas diretrizes se aplicam em todos os aspectos.

Soldagem por fusão

Polipropileno, polietileno e cloreto de polivinil - PP, PE e PVC, respectivamente - são exemplos de termoplásticos, comuns em toda a casa. Os itens feitos com um desses plásticos geralmente são semi-rígidos ou rígidos e podem incluir brinquedos; recipiente de plástico; e aparador de porta e janela. Você pode reparar uma rachadura em um termoplástico soldando-o por fusão.

Procedimento para soldagem por fusão

Passo 1

Limpe a área ao redor da fenda com água e sabão para remover a sujeira e a graxa.

Passo 2

Crie uma ranhura em V ao longo da fenda em um lado da superfície plástica usando uma ferramenta rotativa e um acessório de corte em forma de lágrima. A ranhura precisa se estender pelo comprimento da trinca e deve ter pelo menos 1/8 de polegada de largura na parte superior.

Etapa 3

Defina a temperatura de um soldador de plástico sem ar, alta o suficiente para derreter facilmente uma haste de solda de polipropileno de 1/8 de polegada. Alinhe a haste na ranhura e passe a ponta do soldador ao longo da mesma para derreter e fundir com o plástico. Trabalhe a rachadura em seções de no máximo 5 cm cada. Depois que o plástico em cada seção esfriar, volte sobre ele com o soldador para achatá-lo mais.

Passo 4

Ranhura em V e encha a rachadura no lado oposto do plástico da mesma maneira. Deixe o plástico esfriar completamente.

Etapa 5

Moa o reparo com uma ferramenta rotativa e um acessório de rebolo de óxido de alumínio.

Método de reparo alternativo

Alguns plásticos, como polietileno reticulado - ou PEX e policarbonatos, não respondem bem ao calor, e é difícil reparar rachaduras por soldagem por fusão. Esses plásticos, encontrados em móveis ou eletrodomésticos de plástico, podem ser reparados com resina epóxi de duas partes.

Procedimento de reparo de epóxi

Passo 1

Prepare a parte de trás do item de plástico, arrastando-o com uma lixa de 50 grãos para garantir uma ligação eficaz. Cubra a parte frontal do item - que é a parte visível - com fita adesiva ou qualquer outra coisa para servir de suporte ao adesivo. Se for uma grande fenda, convém colar um pedaço de metal ou plástico de espessura fina sobre a fenda.

Passo 2

Misture resina epóxi suficiente com o endurecedor que vem com ele para preencher toda a fenda. Misture a resina de acordo com as instruções e certifique-se de usá-la durante o tempo de abertura especificado no recipiente.

Etapa 3

Espalhe o epóxi com uma espátula de plástico, preenchendo completamente a fenda. Raspe o excesso de excesso possível antes que comece a endurecer.

Passo 4

Remova a fita ou outro material usado como suporte quando a resina endurecer, mas antes que endureça completamente. Se desejar, você pode lixar o epóxi com uma ferramenta rotativa e um rebolo quando estiver completamente duro.

Pin
Send
Share
Send