O que são lírios da lua?

Pin
Send
Share
Send

Nomeados pelo brilho pálido de suas flores, os lírios da lua (Datura wrightii) se destacam entre outras flores silvestres nativas. Eles vêm do sudoeste dos Estados Unidos e do norte do México e funcionam bem como plantas nativas de baixa manutenção. A delicada beleza de suas flores esconde a extrema toxicidade da planta, o que pode torná-la uma responsabilidade em pátios onde crianças e animais de estimação brincam.

Crédito: Kenneth Keifer / iStock / Getty Images Um close de um lírio da lua florescendo na frente de uma rocha vermelha.

Como são os lírios da lua

Um close-up de uma maçã espinhosa no outono - Fotografia por Christina Hanck / iStock / Getty Images

Os lírios da lua se parecem com outros membros do gênero Datura, incluindo flores brancas em forma de trombeta e folhas verdes grandes e opacas. Com 2 a 3 pés de altura e 6 a 8 pés de largura, sua forma baixa e extensa os diferencia de espécies arbustivas e os torna inadequados para jardins menores. Suas flores emergem da primavera até o outono, abrindo ao anoitecer e durando até o meio dia do dia seguinte. Depois que as flores desbotam, elas são substituídas por frutas redondas e espinhosas que emprestam à planta outro nome comum: maçã espinhosa. Uma característica física infeliz do lírio da lua é seu cheiro altamente desagradável, que é emitido sempre que as folhas, caules ou flores são perturbados.

O que os lírios da lua precisam

Crédito: Zoonar RF / Zoonar / Getty Images Os lírios-da-lua prosperam em sombra parcial em um dia quente.

Fiel às suas origens no deserto, os lírios da lua são plantas amantes do calor e tolerantes à seca. Eles têm melhor desempenho nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 9 a 11, mas crescerão em outros lugares como plantas anuais ou perenes em vasos se forem mudados para um local quente durante o tempo frio. É melhor uma exposição ao sul com sol brilhante e amplo calor, embora possam se beneficiar da sombra clara do meio-dia em áreas mais quentes para manter suas folhas saudáveis ​​e hidratadas. Eles não são exigentes quanto ao tipo de solo, desde que drene bem, e tolerarão solos alcalinos ou calcários com danos mínimos.

Cuidado básico do lírio da lua

Crédito: BLK_Design / iStock / Getty Images Um grupo de Datura floresce no jardim.

Os lírios da lua exigem manutenção ou manutenção mínima se cultivados em um local ensolarado e adequadamente quente, com solo de drenagem rápida. Eles podem se tornar macios ou difíceis de lidar com a idade e se beneficiarão de cuidados ocasionais para melhorar sua aparência. A rega profunda, quinzenal durante o verão incentivará o crescimento exuberante e a produção abundante de flores, embora você não deva regá-las no inverno, porque a chuva natural é suficiente. A poda, embora não seja absolutamente necessária, ajudará a controlar o tamanho da planta, se for feita durante o final do outono ou inverno. O fertilizante não é recomendado para essas plantas, mas você pode usá-las com adubo ou cobertura morta para manter suas raízes saudáveis ​​e desencorajar o crescimento de ervas daninhas.

Usando Moon Lily

Crédito: Alessandro Flore / iStock / Getty Images Um close de uma flor de lírio de lua aberta.

Sua beleza e os requisitos mínimos de cuidados tornam os lírios da lua um complemento desejável para as plantas nativas e para o paisagismo, principalmente em climas mais quentes. Canteiros e bordas perenes ensolaradas se beneficiam de suas impressionantes flores de 20 cm de comprimento, embora seu tamanho imenso e seu hábito de crescimento pesado permitam que eles ultrapassem facilmente plantas menos assertivas se cultivadas em condições apertadas. Você pode cultivar lírios da lua em recipientes, principalmente em climas mais frios, onde eles morrem todos os anos. Isso facilita a movimentação das plantas para um local quente no inverno, ajudando a manter o crescimento sob controle. Sempre use vasos com orifícios de drenagem para lírios da lua.

Considerações

Crédito: Filip Fuxa / iStock / Getty Images Os lírios da lua branca são plantados em torno do perímetro de um jardim.

Antes de plantar lírios da lua, é vital entender suas desvantagens. Todas as partes da planta contêm alcalóides altamente tóxicos, incluindo escopolamina, atropina e hiosciamina. A inalação das flores ou a ingestão de pequenas quantidades da planta podem induzir sintomas graves, como paralisia e aumento da freqüência cardíaca, que podem levar à morte prematura. Os sobreviventes de envenenamento por lírios da lua também podem sofrer danos permanentes nos órgãos e comprometimento mental. Por esse motivo, os lírios da lua podem não ser uma escolha adequada de planta ornamental onde crianças e animais brincam. Outra desvantagem potencial dos lírios da lua é sua propensão a se auto-sementes. Secar a planta após a floração impedirá a produção de sementes e também pode incentivar um período de floração mais prolongado e prolífico.

Pin
Send
Share
Send