Os prós e contras da madeira de bétula

Pin
Send
Share
Send

A árvore de bétula inclui nove espécies diferentes, como a bétula amarela, branca e doce, mas a maioria dos produtos de bétula usados ​​no mercado interno são referidos como simplesmente madeira de bétula ou madeira compensada de bétula. O vidoeiro é reconhecido por sua cor âmbar ao branco, com amplas figuras marrons, e é comumente usado para construir armários, móveis, portas e painéis. Birch tem muitas vantagens em comparação com outras madeiras de móveis e armários. Suas desvantagens são poucas, mas a aplicação de manchas e as variações no compensado podem fazer diferença no uso e na aparência.

Crédito: alexabelov / iStock / Getty Images Belo e exuberante bosque de bétulas.

Diferenças de espessura

O vidoeiro é uma das principais fontes de verniz, que é uma fina camada de madeira usada para sobrepor outros produtos, como compensado, aglomerado ou painel de fibras. A madeira compensada feita de folheado de bétula é um dos produtos de madeira compensada mais amplamente utilizados. O compensado de bétula econômico ou de classe comercial é um dos preços mais baixos em lojas de madeira e artigos para casa, geralmente economizando até 75% para um conjunto de armários feitos de bordo ou cereja. Mas a bétula de nível comercial tem apenas uma fina camada de verniz - geralmente com menos de 1/16 de polegada - e pode ser delicada de se trabalhar. A madeira compensada de bétula do Báltico fica na outra extremidade da balança, com uma camada muito mais grossa de verniz. Importado da Europa, o vidoeiro do Báltico é mais caro e um dos produtos de madeira compensada mais duráveis ​​do mercado.

Quantidade acima da qualidade

Como a bétula está prontamente disponível em todo o país onde os produtos de madeira são vendidos, os marceneiros e marceneiros familiarizados com suas características dependem de quantidades prontamente disponíveis para obter uma correspondência de cores de qualidade. Porém, quando os estoques de compensado permanecerem longos períodos de tempo, inspecione cuidadosamente suas opções antes da compra para evitar folhas com manchas de água, sujeira ou arranhões. Devido ao baixo custo do compensado de bétula, muitos armários são construídos com compensado de bétula, enquanto a madeira maciça de bétula é densa, mais difícil de encontrar do que o compensado e pode rivalizar com o custo de madeiras semelhantes. Os marceneiros experientes geralmente substituem o amieiro, um primo de bétula mais macio e acessível, por material de moldura facial nos armários.

Prós e contras do acabamento

Frequentemente comparada ao bordo, a textura da madeira de bétula é mais grossa e não resulta em um acabamento com a sensação suave e a aparência vítrea do bordo. Sua cor é mais clara e a aplicação de manchas pode produzir resultados mistos. Manchas mais escuras não absorvem a bétula a uma taxa uniforme e podem ocorrer manchas. Lixar adicional com lixa de grão 120 é geralmente necessário para evitar manchas na madeira de bétula. Quando lixada ou cortada, a bétula exibe um efeito sensibilizante suave que geralmente requer o uso de máscaras contra poeira. Quando terminada sem manchas, a bétula exibe uma cor dourada natural considerada quente e agradável. Alguns marceneiros acham que a bétula, com suas faixas e figuras marrons facilmente reconhecíveis, data os armários que eram toda a raiva durante o final dos anos 1960 e o início dos anos 70.

Perecível versus resiliente

As oposições à bétula são relativamente poucas, mas é considerado um produto de madeira perecível que apodrece e deteriora quando exposto ao clima. A madeira também é suscetível à infestação por insetos. As máquinas para trabalhar madeira cortam a bétula com facilidade, mas devido aos padrões interligados - grãos que giram a 90 graus -, eles têm um efeito moderado de embotamento nas lâminas. As características de fixação de parafusos, cola e pregos são boas com bétula, mas devido à sua dureza, a pré-perfuração às vezes é necessária para pregos ou parafusos menores. Em defesa de seu caráter, a bétula é conhecida por ter uma resiliência natural e não se fragmenta ou se quebra tão facilmente quanto outras madeiras duras, como carvalho ou freixo, quando encontra lâminas ou facas de alta velocidade.

Pin
Send
Share
Send