A lavanda é venenosa para os gatos?

Pin
Send
Share
Send

Gatos gostam de brincar no jardim e dormir ou brincar entre suas plantas. Dado o número de plantas domésticas que podem ser tóxicas para os animais, você precisa garantir que seu jardim permaneça seguro para seu felino. A planta de lavanda em sua forma natural não envenenará seu gato se ingerida em pequenas quantidades. Mantenha produtos como os óleos essenciais feitos de lavanda longe do seu gato, pois eles podem deixar seu animal de estimação doente.

As plantas de lavanda têm uma variedade de usos medicinais para seres humanos e animais.

Identificação

A erva Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis "Lavender" é originária das montanhas do Mediterrâneo e agora cresce nas regiões mais quentes do mundo. O arbusto cresce cerca de 24 polegadas de altura e produz galhos lenhosos com brotos verdes e frondosos. A planta tem folhas cobertas com plumas prateadas e pequenas flores azul-violeta que crescem em grupos verticais de 6 a 10.

Ingestão de lavanda

O contato do seu gato com a planta de lavanda provavelmente não afetará sua pele, mas a ingestão da planta pode levar a uma reação adversa no seu animal de estimação. A lavanda contém vários compostos químicos ativos, incluindo benzenoides e flavonóides, e um certo número desses compostos tem efeitos sedativos ou anestesiantes que podem prejudicar seu gato.

Reações à lavanda

Ocasionalmente, os seres humanos apresentam reações alérgicas à lavanda devido ao seu efeito no sistema nervoso central. Os gatos também podem sofrer reações alérgicas, e a ingestão de grandes quantidades de lavanda ou contato prolongado com a planta pode desencadear esse tipo de reação. Uma reação alérgica à lavanda em seu gato pode incluir coceira, o que pode levar à perda de cabelo e feridas abertas.

Óleos Essenciais de Lavanda

Evite aplicar qualquer óleo essencial não diluído, incluindo lavanda, no seu gato. Os óleos essenciais são absorvidos pela pele e metabolizados pelo fígado. Os gatos são incapazes de metabolizar certos compostos, e o uso desses óleos pode causar acúmulo de resíduos tóxicos no corpo do gato e resultar em danos ao fígado.

Pin
Send
Share
Send