Prensa Pneumática vs. Pressão hidráulica

Pin
Send
Share
Send

As prensas são usadas em ambientes industriais para uma ampla variedade de usos, incluindo compressão, conformação e prensagem. Existem muitos tipos diferentes de impressoras. Entre os mais populares atualmente, as prensas pneumáticas e hidráulicas. Esses dois modelos de prensas têm funções muito semelhantes e podem ser usados ​​para muitas das mesmas coisas. No entanto, existem algumas diferenças específicas entre elas a serem consideradas ao tentar escolher entre elas.

Prensas Pneumáticas

As prensas pneumáticas são controladas pela manipulação do ar pressurizado. O ar é forçado a entrar em um tubo que se enche com o ar e aplica pressão que faz com que a impressora se mova para baixo. Uma vez terminado o curso da prensa, o ar é evacuado através das válvulas e as molas mecânicas fazem com que a bomba se mova para cima novamente.

Prensas Hidráulicas

Prensas hidráulicas são fundamentalmente câmaras cheias de algum tipo de líquido, geralmente óleo. Um pistão pressiona a câmara, fazendo com que o óleo mude de posição. Como a câmara está vedada, o óleo exerce pressão em outro pistão ou placa de base maior, que por sua vez é pressionada para baixo.

Prós e contras das prensas pneumáticas

A maior vantagem das prensas pneumáticas é a velocidade. Eles podem se mover dez vezes mais rápido que as prensas hidráulicas. Eles também podem parar a qualquer momento que o operador abrir as válvulas para liberar o ar. As prensas pneumáticas são extremamente versáteis, podendo ser colocadas em uma fábrica em qualquer posição em que o operador exija, mesmo de cabeça para baixo. As prensas pneumáticas são muito fáceis de usar e os controles se assemelham aos de estilos mais tradicionais de prensas.

As prensas pneumáticas também têm muito poucas peças móveis, o que as torna com pouca manutenção. Eles não têm líquido dentro deles, eliminando o medo de vazamentos. Pouquíssimas peças requerem lubrificação. Os tubos de ar em uma prensa pneumática podem durar até cinco anos sem serem substituídos, tornando as prensas pneumáticas duráveis ​​e confiáveis.

Prós e contras de prensas hidráulicas

As prensas hidráulicas são muito fortes e confiáveis. Eles são capazes de criar uma grande quantidade de tonelagem de prensagem. Eles são ideais para hidroformação, que é um tipo de modelagem de metal que envolve um agente líquido. Eles se movem muito lentamente, o que dá ao metal tempo suficiente para ser modelado completamente.

No entanto, as prensas hidráulicas exigem muita manutenção. Eles devem ter o óleo dentro deles, que fornece a pressão contra a placa de base a uma pressão específica, e eles têm muitos outros dispositivos que monitoram e regulam a pressão do óleo para garantir que a prensa funcione com eficiência.

Hidráulico ou Pneumático?

As prensas hidráulicas e pneumáticas podem fornecer muitas das mesmas funções com a mesma qualidade. Ambos podem ser ajustados para alterar o comprimento do curso ou a pressão do curso. Ambos têm tonelagem total e qualquer posição ao longo do curso, tornando-os preferíveis às prensas mecânicas. Ambos podem executar tarefas complicadas de pressionar e formar com a modificação adequada à medida que avança.

A principal diferença entre eles é a velocidade. As prensas pneumáticas são muito mais rápidas que as prensas hidráulicas, e isso significa que são muitos os trabalhos que podem executar com mais rapidez e eficiência. No entanto, isso os torna inadequados para hidroformação ou outros trabalhos em que a velocidade mais lenta da prensa hidráulica é uma vantagem.

Também existem diferenças quanto à manutenção. As prensas hidráulicas requerem mais cuidados e têm mais componentes conectados a elas para esse fim, tornando-as mais complicadas. As prensas pneumáticas requerem menos tempo e energia para manutenção.

Pin
Send
Share
Send