Piso laminado: o que você precisa saber

Pin
Send
Share
Send

Se você gosta da aparência real do piso de madeira, mas não tem tempo ou orçamento para instalar madeira sólida ou de engenharia, seu piso pode ser um bom candidato para o novo piso laminado. Esta é uma categoria bastante ampla de pisos que inclui produtos de alta qualidade com uma camada de desgaste de madeira real, além de produtos econômicos que são principalmente de fibra e plástico.

O piso laminado parece madeira de verdade, mas não é.

Todos os laminados têm uma coisa em comum: eles vêm em pranchas de encaixe e flutuam acima do subpiso, o que é outra maneira de dizer que não estão pregados ou colados. Além de simplificar a instalação, esse recurso permite instalar um piso laminado diretamente sobre muitos revestimentos de piso existentes - como azulejos, pisos de vinil e madeira - sem precisar removê-los. Isso é outro economizador de dinheiro.

Antes de comprar piso laminado ou contratar um empreiteiro, é importante garantir que seu piso seja adequado. O piso laminado não é recomendado para áreas de alta umidade, como porões ou banheiros, e deve ser instalado em um piso plano e nivelado. Ele deve ser instalado sobre uma camada inferior e, juntos, o piso e a camada inferior podem aumentar o nível do piso em até 3/4 de polegada, o que pode ser um problema ao fazer a transição para outras salas com pisos existentes.

Visão geral do piso laminado

Nem todo piso laminado se parece com madeira. Você pode comprar produtos com padrões semelhantes a mármore, ardósia, travertino e vários outros materiais, mas o grão de madeira é o padrão mais comum. Os laminados foram originalmente comercializados pela Perstorp Corporation da Suécia, que se tornou Pergo, e os primeiros projetos de madeira emularam carvalho, bordo e outras madeiras populares. Ainda são populares, mas o mercado se diversificou bastante desde que o revestimento da Pergo chegou às prateleiras nos anos 80.

Um design contemporâneo da Pergo evoca madeira serrada áspera.

Além de introduzir laminados no mercado americano, a Pergo também desenvolveu o mecanismo de travamento que permite encaixar as tábuas. Isso torna uma instalação de piso Pergo algo que quase qualquer um pode fazer. Alguns tipos de piso laminado - principalmente de outros fabricantes - precisam ser colados, o que torna o piso mais estável, mas dificulta a instalação e dificulta a remoção do piso quando chegar a hora.

O conceito de pranchas de travamento pode ser aplicado a alguns tipos de pisos de engenharia, o que torna a instalação semelhante à instalação de laminados. Isso é particularmente verdadeiro para pisos de cortiça, que é um tipo de piso de tábuas largas que geralmente inclui uma camada inferior resistente à água, um núcleo de painéis de fibra de vidro e uma camada robusta de desgaste que pode tornar cada tábua tão espessa quanto 5/8 de polegada. Contudo, a maioria dos laminados é mais fina e, embora possua o núcleo da placa de fibra, possui uma camada de desgaste plastificada e muito fina.

Quais quartos são melhores para pisos laminados?

O piso laminado é uma boa opção para:

  • Salas de estar
  • Quartos de dormir
  • Salas de recreação
  • Corredores
  • Dens

Ele vem com um acabamento super duro que resiste ao tráfego de pedestres, garras de animais e pernas de móveis, mas sua maior fraqueza é a umidade. Quando uma prancha laminada fica molhada, o núcleo da placa de fibra incha e as bordas empurram para fora e levantam. Isso faz dos laminados uma escolha menos que perfeita para locais úmidos, incluindo:

  • Casas de banho
  • Porões
  • Cozinhas
  • Lavanderia
  • Garagens convertidas

Isso não quer dizer que você não possa usar laminados nesses locais, mas é necessário tomar precauções para controlar a umidade, incluindo possivelmente selar o subpiso e ventilar o espaço de rastreamento embaixo dele. O piso laminado nunca é recomendado para instalação abaixo da classe, e a instalação abaixo da classe geralmente anula a garantia.

O piso laminado é uma ótima opção para quartos.

Dicas

Se derramar algo sobre um piso laminado, limpe-o imediatamente. Líquidos em pé podem infiltrar-se nas placas e causar inchaço.

Pranchas laminadas são construídas em camadas

O revestimento de Pergo consiste em quatro camadas separadas laminadas junto. A maioria dos outros produtos tem as mesmas quatro camadas, e alguns até têm uma extra. A espessura do piso da Pergo é medida em milímetros, uma vez que o Pergo é um produto europeu. É tipicamente cerca de 6 mm (1/4 de polegada), que é o mínimo necessário para um piso estável e sem rachaduras. Algumas marcas concorrentes são mais robustas, com espessuras de 7 a 14 mm (9/32 a 9/16 polegadas). As camadas que você encontrará se dissecar qualquer prancha laminada incluem:

  • O nucleo: Esta parte principal da prancha, feita de papelão de fibra de alta densidade ou um material similar. Esta parte da prancha inclui o sistema de travamento.
  • O padrão: Essa camada muito fina na parte superior do núcleo tem o design, seja em madeira, pedra ou travertino.
  • A camada de desgaste: O padrão é revestido com acabamento transparente, que geralmente é um plástico acrílico ou uretano. É preciso muito esforço para arranhar esse acabamento, embora você possa fazê-lo.
  • O apoio: Isso também é conhecido como camada de balanceamento. Feito de um material resistente à água, seu objetivo é evitar curvaturas e empenamentos.

Além disso, as pranchas de ponta também podem ter um revestimento esponjoso na parte de trás que dá mola ao piso e ao mesmo tempo protege contra a umidade.

Dicas para instalar pisos laminados

Muitas pessoas escolhem o piso laminado porque desejam fazer a instalação. Embora as tábuas do piso sejam projetadas para se encaixarem como peças de quebra-cabeça, você precisa saber algumas coisas antes de começar a instalar uma. Não é tão fácil quanto parece.

Um bloco de derivação é essencial na instalação de pisos laminados.
  • Aclimate as pranchas: Antes de instalar um piso laminado, é necessário dar tempo às pranchas para entrar em equilíbrio com o ambiente. A maioria dos fabricantes recomenda desembalar as tábuas e deixá-las na área de instalação por 3 a 5 dias antes de colocá-las.
  • Tenha as ferramentas certas: Mesmo que as pranchas se encaixem, você geralmente precisa prendê-las tocando e nunca deve acertar as línguas e os sulcos do painel de fibras diretamente com um martelo ou corre o risco de quebrá-las. Um kit de instalação completo inclui um bloco de derivação que se encaixa na borda de uma prancha sem entrar em contato com a lingueta ou ranhura. O kit também inclui uma barra de derivação para unir tábuas perto de paredes e armários.
  • Nivele o subpiso e instale a cobertura: O subpiso deve ser completamente plano e sem solavancos; portanto, é necessário lixar ou espalhar o composto de nivelamento antes de instalar o piso. Quando o sub-piso estiver nivelado, grampeie uma camada inferior projetada para pisos laminados. O underlayment fornece uma barreira à umidade, além de amortecimento, e é obrigatório se você deseja que a garantia seja válida.
  • Corte com cuidado: Você pode cortar pranchas laminadas com uma serra circular ou serra de mesa, mas se fizer isso a esmo, lascará a camada de desgaste e, possivelmente, a camada de padrão. A melhor maneira de cortar pranchas laminadas é pela parte de trás. Se você não puder fazer isso, coloque fita adesiva ao longo da linha de corte para evitar o desgaste.

Se você estiver fazendo a instalação, invista em um bom par de joelheiras. Você ficará feliz por tê-los.

Manter um piso laminado limpo

Piso laminado a vácuo com um acessório de escova macia.

O piso laminado precisa dos mesmos cuidados que o piso de madeira. Isso inclui a aspiração regular com um acessório de escova macia para captar pequenas partículas de sujeira que podem arranhar o acabamento e a limpeza periódica com uma esfregona úmida e não úmida. Os esfregões de microfibra são preferidos porque geram uma atração eletrostática à sujeira e precisam de muito pouca água. Se você derramar água no chão enquanto o limpa, limpe-o o mais rápido possível.

Se você derramar substâncias gordurosas, cerosas ou gomosas no chão, a melhor maneira de removê-las é congelar o derramamento com um bloco de gelo e depois lascá-lo com um raspador de tinta plástica. Remova manchas de tinta e marcas de caneta com ponta de feltro usando acetona e um pano. Essa também é uma maneira excelente de remover manchas de tinta.

Evite encerar um piso laminado. A superfície já está escorregadia, e uma camada de cera apenas a tornará mais. Além disso, a cera fica maçante com o tempo e, quando isso acontece, você terá que removê-la. É bom, no entanto, usar cera com moderação para cobrir arranhões e misturá-los no acabamento. Na verdade, é a maneira recomendada de lidar com arranhões.

Pin
Send
Share
Send