Quais são os perigos do pó de resina de poliuretano?

Pin
Send
Share
Send

A resina de poliuretano é usada no isolamento residencial e comercial; também é amplamente utilizado na produção de modelos para amadores e em lojas de efeitos especiais para cinema e televisão. Na forma líquida, a resina de poliuretano pode ser moldada na forma desejada e depois lixada suavemente após o endurecimento. Lixar, no entanto, cria poeira que pode ser perigosa se não for manuseada corretamente.

Crédito: fz750 / iStock / Getty Images Um close da instalação de poliuretano no canteiro de obras de uma casa.

Resina de poliuretano

A resina de poliuretano é um tipo de polímero que resulta da reação química quando um isocianato orgânico é combinado com um composto contendo um hidroxl - que são componentes de bases, ácidos, fenóis e compostos anfotéricos. O principal risco à saúde associado à resina de poliuretano é a presença de isocianatos; estes são altamente tóxicos e podem ter efeitos adversos à saúde se não forem tomadas as devidas precauções ao trabalhar com o produto. (Veja ref 4)

Riscos de saúde

Quando a resina de poliuretano seca, geralmente é necessário lixar, o que produz um pó fino. A exposição pode causar irritação ocular grave e a pele pode apresentar vermelhidão, inchaço e formação de bolhas se for exposta ao pó por um período prolongado. O pó de resina de poliuretano também representa perigo quando inalado e pode irritar o trato respiratório ou contribuir para rinite e asma, de acordo com a Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Trabalho. (Consulte a referência 3, página 66)

Estudo científico

Um estudo de 1975 publicado no Journal of Environmental Health Perspectives e financiado em conjunto pela Society of Plastics Industry e pelo Center for the Study of the Environment Humano detalha os resultados de um experimento em que ratos foram expostos a partículas de resina de poliuretano por meio de intubação intratraqueal. As respostas iniciais foram inflamação e atividade de macrófagos, com aparecimento de fibrose em cerca de seis meses. Cicatrizes nodulares e enfisema perifocal apareceram em cerca de um ano. Aos 18 meses, quatro dos ratos sofriam de adenoma papilar em um brônquio principal. (Ver referência 1)

Segurança

O risco de inalação pode ser atenuado tomando-se certas precauções. Ao lixar resina de poliuretano, use uma lixa úmida para reduzir a quantidade de poeira transportada pelo ar e sempre use uma máscara de filtro e óculos de segurança. Luvas e uma camisa de mangas compridas também são uma boa idéia para reduzir a exposição da pele. A sala em que você está trabalhando deve ser bem ventilada. Se você começar a experimentar reações adversas ao lixar a resina de poliuretano, entre em contato com um médico imediatamente. (Ver referência 2)

Pin
Send
Share
Send