O isopor é um risco de incêndio?

Pin
Send
Share
Send

Se você tentou manter o café quente, pediu comida deliciosa em um restaurante ou guardou objetos de valor delicados antes de uma grande jogada, provavelmente já encontrou isopor. Produzido pela Dow Chemical Co., o isopor é realmente um membro da família de plásticos. Apesar de sua onipresença, o isopor é um material controverso devido aos riscos que apresenta para o meio ambiente e para as pessoas. É não biodegradável e altamente inflamável.

Crédito: ThamKC / iStock / GettyImages Isopor é um risco de incêndio?

Isopor e segurança contra incêndio

Parece contra-intuitivo que uma substância altamente inflamável como o isopor possa entrar no microondas. Mas, embora possa suportar um pouco de calor, também pode pegar fogo facilmente quando exposto a uma chama aberta. Além disso, a queima de poliestireno libera gás estireno que, quando inalado, pode ser gravemente prejudicial ao sistema nervoso. A queima de isopor produz um tipo fuligem de fumaça, indicando que alguns dos produtos químicos presentes nos compostos não se decompõem completamente e provavelmente estão liberando produtos químicos tóxicos no ar.

Obviamente, pode ser difícil saber o que constitui um risco de incêndio, uma vez que os incêndios são imprevisíveis. Ter isopor em casa, em um local onde possa se encontrar com uma chama aberta, é muito arriscado. Você deve manter todo o isopor fora da cozinha e longe de aparelhos como a churrasqueira, o forno ou o fogão. Também tenha cuidado para manter o isopor longe de aquecedores de água quente, incineradores, fornos, lareiras e qualquer fiação elétrica que possa potencialmente inflamar.

Um dos usos mais populares do isopor é como material de construção. Como evidenciado por sua onipresença no mundo dos recipientes para alimentos e bebidas, isola-se excepcionalmente bem. No entanto, a alta inflamabilidade do produto faz com que muitas pessoas parem, pois o uso em uma casa ou escritório pode ter consequências desastrosas em caso de incêndio.

Não há nenhuma palavra oficial sobre se é ou não mais inflamável do que madeira ou revestimento, os quais fazem parte de muitos edifícios, mas a preocupação persiste. A maioria dos fabricantes de plásticos afirma que, como produto isolante ou material de construção, o poliestireno ou o isopor não representam um risco de incêndio especialmente perigoso, desde que você o instale corretamente. A instalação correta está sujeita às regulamentações estaduais e municipais, mas, em geral, você deve proteger o poliestireno com uma barreira térmica se estiver usando-o como material de construção em uma residência ou em qualquer outro lugar onde os seres humanos estejam. Há uma chance de o isopor inflamar quando exposto a uma chama aberta, por isso requer uma barreira contra chamas.

Isopor e retardadores de chama

Também existem muitas preocupações sobre o retardador de chama aplicado ao poliestireno. A UE proibiu esse retardador devido a produtos químicos potencialmente tóxicos que são perigosos para os seres vivos e para o meio ambiente. No entanto, isso não significa que o isopor tem mais ou menos probabilidade de queimar do que qualquer outro material de construção, mas você deve tomar precauções extras ao usá-lo em casa e ao redor de qualquer chama.

Pin
Send
Share
Send