Quais são as partes de uma fechadura de porta?

Pin
Send
Share
Send

A maioria das pessoas não pensa nas fechaduras das portas como algo especial. Como os usamos regularmente - quando vamos ao banheiro, quando saímos de casa durante o dia, quando entramos e saímos de nossos carros - eles são geralmente considerados mundanos e ignorados. No entanto, a trava escondida dentro da porta comum é muito mais complexa do que você imagina.

O que são as peças de uma fechadura de porta?

Embora existam pequenas diferenças dependendo do fabricante da fechadura, há três partes principais de uma fechadura de porta a serem lembradas ao aprender sobre o modo como elas funcionam. Compreender a função de cada peça pode ajudá-lo a solucionar problemas com um bloqueio por conta própria, o que pode poupar uma ligação para o serralheiro local se ocorrer algum problema.

Eletrônico ou Mecânico?

A maioria das casas, pequenos edifícios comerciais e espaços polivalentes, como escolas e bibliotecas, ainda usam as tradicionais fechaduras de porta com chave e botão, formalmente conhecidas como fechaduras mecânicas. No entanto, os bloqueios mecânicos não são o único tipo de bloqueio disponível. Várias formas de fechaduras eletrônicas - que usam eletricidade e pequenos componentes motorizados em vez de ou ao lado de peças tradicionais de trava mecânica - tornaram-se populares e se tornaram acessíveis o suficiente para serem adotados por vários proprietários e proprietários de empresas.

Nos últimos anos, a ampla adoção da tecnologia inteligente tornou esses bloqueios eletrônicos mais avançados. Hoje, um smartphone ou uma amostra de voz pode abrir uma porta tão facilmente quanto qualquer tecla. Apesar de ser tecnologicamente mais avançado, no entanto, a anatomia básica das fechaduras eletrônicas e mecânicas é incrivelmente semelhante.

A anatomia de uma fechadura de porta

Toda fechadura da porta possui componentes internos e externos. A maçaneta da porta ou as peças da maçaneta da porta - além do teclado ou do scanner em uma fechadura eletrônica - podem ser consideradas externas, enquanto as partes internas são compostas por tudo o que está oculto dentro da porta e tudo atrás do slot da chave. Os componentes internos podem ser considerados a própria trava. Essas são as partes do conjunto da trava que prendem a porta e permitem que ela seja aberta usando a chave apropriada, enquanto os componentes externos são usados ​​para operar a porta ou interagir com os mecanismos de trava.

Embora a forma e o estilo dos componentes externos possam variar dependendo do tipo de maçaneta ou maçaneta da porta ou se você destranca a porta com uma chave de metal tradicional, sua impressão digital ou um cartão, os componentes internos sempre envolvem uma trava de mola ou trava, fixado com uma caixa e placa de ataque. Essas travas ou parafusos são estendidos ou retraídos pelos mecanismos no corpo da trava.

O corpo da fechadura

O corpo da fechadura, ou o cilindro da fechadura, é o núcleo de uma fechadura da porta. O corpo da trava gira para engatar ou desengatar o parafuso ou trava da trava quando a chave apropriada é usada. Em uma trava mecânica, o corpo da trava usa uma série de pinos com mola para permitir ou parar a rotação. A combinação de pinos que precisam ser pressionados para girar a fechadura é exclusiva para cada corpo da fechadura e corresponde às ranhuras da chave da porta. Quando a chave é inserida, ela permite que o corpo da trava gire.

Em uma trava eletrônica, pequenos componentes motorizados controlados pelo teclado, scanner ou leitor de sinal sem fio controlam o parafuso ou a trava - às vezes ao lado dos pinos de uma trava mecânica e às vezes substituindo completamente o sistema de pinos. Quando o código ou sinal de tecla apropriado é lido, um sinal eletrônico engata o parafuso ou trava por meio de um motor. Isso é mais seguro que uma trava mecânica, mas também é mais caro de manter.

Parafusos e travas

Conectado e controlado pelo corpo da trava, a trava ou trava é a parte da trava da porta que mantém a porta no lugar quando está trancada. Quando o corpo da fechadura gira, a trava ou a trava se move para permitir ou impedir que a porta seja aberta.

Geralmente, as fechaduras das portas usam um trava - um pedaço de metal que se estende e mantém a porta fechada quando o corpo da fechadura é girado - ou um trava de mola, um parafuso que usa um grampo de mola para trancar automaticamente a porta sempre que ela se fechar. Enquanto estes soam semelhantes, há uma diferença. Uma trava com trava de mola é travada por padrão, enquanto uma trava com trava é desbloqueado por padrão.

Caixas e placas de ataque

Quando uma fechadura da porta é usada, ela move a trava ou a trava, mas é necessário que haja um espaço para esses componentes. O espaço dentro da moldura da porta e a placa de metal usada para reforçar esse espaço criam um local seguro para o ferrolho ou trava. Conhecido como caixa e placa de ataque, esse componente final da trava guia e prende o parafuso da trava para manter a porta segura e fechada e impede que a porta trancada seja simplesmente aberta.

Pin
Send
Share
Send