Como tirar estacas de uma planta de dragão

Pin
Send
Share
Send

O dragoeiro (Dracaena draco), que cresce nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 9 a 11, vem das Ilhas Canárias. Caules grossos e cinzentos crescem lentamente, formando uma árvore ramificada de 6 a 10 metros de altura. Esta planta dá nome a todo o gênero Dracaena, que contém cerca de 150 espécies e muitas cultivares. Embora o nome dragoeiro se aplique livremente a todos os membros desse gênero, apenas alguns o fazem parte de seu nome comum, como dragoeiro Madagáscar (Dracaena marginata), que cresce nas zonas 10b a 11. do USDA. Você pode propagar dragoeiros de estacas, mas a técnica é importante para o seu sucesso.

As raízes das árvores de dragão brotam através do solo árido. (Crédito: Helena Lovincic / iStock / Getty Images)

Estacas de ponta

Um corte de ponta é a extremidade da haste que contém a cabeça terminal das folhas. Pegue mudas na primavera ou no início do verão, quando a planta estiver crescendo ativamente. Limpe as tesouras de poda com um pano embebido em álcool para evitar a propagação de doenças. Corte o caule alguns centímetros abaixo das últimas folhas da cabeça das folhas em uma planta de caule fino, como o dragoeiro de Madagascar. Para plantas maiores, com caules mais grossos, deixe um pedaço de cana abaixo das folhas para formar um caule para o corte enraizado, além de várias polegadas que serão colocadas na mistura de enraizamento. O bambu da sorte (Dracaena sanderiana), que cresce nas zonas 10 a 11 do USDA, pode ser propagado a partir de cortes nas pontas, com brotos jovens treinados em formas interessantes antes de endurecerem.

Estacas de cana

Uma planta de dragão geralmente forma estacas de cana quando você poda as hastes para manter o tamanho da planta ou incentivar a ramificação. Corte a cana em seções mais curtas, com cerca de 10 cm de comprimento, marcando o fundo de cada seção. Use vasos de 4 polegadas de largura com orifícios de drenagem. Para a colocação vertical do corte, encha os vasos com uma mistura umedecida de partes iguais de turfa e perlita. Insira o corte na mistura com o lado inferior para baixo e pelo menos um nó sob a mistura de envasamento. Os nós são os locais onde as folhas emergem ou emergiram dos caules. Para posicionamento horizontal, coloque o corte de lado na mistura de envasamento para que metade da haste fique enterrada.

Enraizamento

Coloque as mudas em vasos em uma área com luz indireta brilhante. Mantenha a mistura de envasamento úmida, mas não encharcada. Ocasionalmente, verifique o enraizamento puxando a bengala suavemente. Quando ela resiste ao movimento, as raízes se formam a partir dos nós enterrados no solo. Os brotos também crescem a partir dos nós acima do solo. Os bastões enraízam mais rapidamente se você colocar os vasos em um tapete de propagação que aquece suavemente o fundo do vaso.

Estacas da árvore do dragão

Se você tem um dragoeiro mais antigo, pode tentar mudas de caule. As plantas levam 10 anos para atingir 3 pés de altura e não se ramificam até os 20 anos de idade. Use uma serra de poda limpa com álcool para remover um galho de até 1 metro de comprimento durante o verão, cortando um pouco acima de um nó. Coloque o fundo sem folhas do caule em uma mistura arenosa de enraizamento e estique-o para que fique na vertical e não se mova. Coloque-o em pleno sol e aguarde o enraizamento. O caule sangra seiva vermelha, historicamente chamado sangue de dragão, quando ferido. É um ingrediente do verniz usado para violinos.

Pin
Send
Share
Send