O que faz com que o cloro livre seja baixo em uma piscina de água salgada?

Pin
Send
Share
Send

Em vez de adicionar cloro para higienizar uma piscina de água salgada, você adiciona sal e, em seguida, um gerador de cloro o converte em cloro. Quando o nível de cloro livre é baixo, isso geralmente significa que é hora de adicionar mais sal, mas também pode significar algumas outras coisas. Por exemplo, leituras baixas de cloro podem indicar que você precisa aumentar a saída do clorador ou executá-lo com mais frequência. Leituras baixas contínuas quando os níveis de sal e o tempo de execução do clorador são adequados podem significar que a bomba não está circulando água adequadamente ou que as células do gerador estão revestidas com escamação ou simplesmente desgastadas. Você pode eliminar os efeitos adversos do baixo teor de cloro - incluindo odores de cloro, água turva e crescimento de algas - ao chocar a piscina.

Crédito: Foto de Anna Demianenko em UnsplashSaltwater tem uma reputação de ser fácil na pele.

Concentração ideal de sal

Quer o seu clorador seja projetado para dispersar sal automaticamente ou você mesmo adicione o sal à piscina, é importante manter a concentração de sal dentro da faixa recomendada pelo fabricante. Isso pode estar entre 2.700 e 4.500 partes por milhão, mas para a maioria dos cloradores, 3.200 ppm é o ideal. A maioria dos geradores de cloro possui um sensor de sal e emitirá um aviso quando a concentração de sal estiver muito baixa. No entanto, esse sensor pode falhar por várias razões, por isso é melhor testar a concentração de sal na água quando estiver verificando outros níveis químicos.

Opere a bomba de circulação sempre que adicionar sal diretamente à piscina para garantir que ela se disperse completamente. Ajuda a agitar manualmente a água e a escovar o sal do fundo quando ele se estabelecer ali.

Manter uma Química de Piscina Saudável

Ao testar a concentração de sal na piscina - que deve ser pelo menos uma vez por semana - você também deve testar o pH. Se estiver acima da faixa ideal de 7,2 a 7,8, é provável que os níveis de cloro permaneçam baixos, mesmo se o clorador estiver trabalhando horas extras. A eficácia do cloro diminui drasticamente com o aumento do pH. Isso ocorre porque o composto desinfetante, ácido hipocloroso (HOCl), se dissocia rapidamente em água alcalina. Se o pH estiver acima de 7,8, abaixe-o com ácido muriático ou bissulfato de sódio (ácido seco).

A alcalinidade total é uma medida da capacidade da água em manter um pH estável e, se for muito alto, é provável que o pH aumente. O nível ideal de AT é entre 60 e 120 ppm - se for maior, reduza-o com os mesmos produtos químicos usados ​​para diminuir o pH.

Também é importante manter o nível de ácido cianúrico entre 70 e 80 ppm em uma piscina externa de água salgada, que é maior do que o recomendado para uma piscina externa convencional. O ácido cianúrico não é tão importante para piscinas cobertas, porque é um estabilizador que protege o cloro dos efeitos degradantes da luz solar direta. Um nível entre zero e 20 ppm é recomendado em ambientes fechados.

Escala de cálcio pode causar obstruções

Manter a dureza do cálcio em níveis aceitáveis ​​é especialmente importante em uma piscina de água salgada, porque os depósitos de cálcio podem entupir as células de cloro no gerador. Quando isso acontece, os níveis de cloro caem, mesmo que você mantenha um bom equilíbrio químico na piscina. O clorador também trabalha mais e se desgastará muito mais cedo.

Se um teste revelar que a dureza do cálcio é superior a 400 ppm, é hora de fazer alguma coisa. Você pode drenar um pouco de água da piscina e substituí-lo por água fresca, mas se a água vier de um poço, provavelmente também será difícil. Se for esse o caso, uma estratégia melhor é adicionar um floculante à água para precipitar os compostos de cálcio da água. Depois de aspirar o sedimento do fundo da piscina, lave novamente o filtro da piscina e, em seguida, remova as células do clorador e limpe-as com água ou - se estiverem em grande escala - com uma solução de vinagre / água.

Chocando uma piscina de água salgada

A maioria dos cloradores possui uma configuração de supercloração, mas o uso dessa configuração não adiciona cloro suficiente rápido o suficiente para matar algas ou limpar a água muito nublada, e não é um substituto para chocar a piscina. Para efetivamente chocar a piscina, você deve aumentar rapidamente a concentração de cloro livre para 10 ppm ou mais e fazer isso da mesma maneira que faria em uma piscina convencional - adicionando cloro. Você pode usar comprimidos de hipoclorito de cálcio, hipoclorito de sódio ou cloro. Por conterem um estabilizador, os comprimidos de cloro são uma ótima opção se a concentração de ácido cianúrico na piscina externa for muito baixa. Se a concentração de ácido cianúrico já estiver onde deveria estar, use cloro na piscina, alvejante doméstico ou um composto comercial chocante.

Pin
Send
Share
Send