Como instalar uma bomba de água de poço profundo

Pin
Send
Share
Send

Instalar uma bomba submersa não é um projeto tão assustador quanto pode parecer. Uma bomba de poço profundo ajustada a 500 pés funciona exatamente da mesma maneira que uma bomba ajustada a 50 pés, com a exceção de que os poços muito profundos precisam de tubos mais fortes, geralmente galvanizados. Os mesmos métodos básicos se aplicam ao conectar ou configurá-lo, no entanto.

Encontre a bomba certa

Passo 1

Verifique se o revestimento do poço é largo o suficiente para acomodar uma bomba submersível de 10 cm.

Passo 2

A profundidade do seu poço e o comprimento da linha de água do poço até a casa determinarão o tamanho da sua bomba. Se você não souber a profundidade do seu poço, solte um peso pesado em uma corda de pelo menos 400 a 500 pés de comprimento até que ela atinja o fundo, depois marque a corda com fita no nível do solo.

Etapa 3

Subtraia 10 pés da profundidade do poço para manter a bomba livre de sedimentos na parte inferior do poço e verifique as várias classificações da bomba para encontrar uma bomba classificada para essa profundidade.

Passo 4

Se você estiver subindo a colina em direção a casa ou por uma longa distância, poderá precisar de uma bomba ainda maior. Entre em contato com um especialista em bombas para obter ajuda, se necessário.

Etapa 5

Quando você tiver escolhido a bomba correta, compre uma caixa de controle da mesma classificação. Se a sua bomba tiver 1 1/2 cavalo-vapor, você precisará de um controlador de bomba 1 1/2 cavalo-vapor.

Montar bomba e tubulação

Passo 1

Com o tubo e a bomba no chão, ao lado do poço, enrole as roscas do adaptador farpado macho de 1/4 de polegada com fita de rosca e rosqueie-a na parte superior da bomba.

Passo 2

Deslize duas braçadeiras de mangueira sobre a conexão. Se você estiver usando um para-raios, deslize também os dois grampos para o sobre o encaixe.

Etapa 3

Trabalhe o final do seu tubo de PVC no adaptador farpado. Você precisará de pelo menos 12 pés de tubo de PVC Schedule 1 de 1/4 de polegada para conectar à bomba. Se você estiver executando o PVC por todo o poço, esta etapa se aplica a qualquer um.

Passo 4

Use os dois grampos da mangueira para prender a mangueira ao encaixe. Todo o sistema deve ser estanque ou a bomba não funcionará.

Etapa 5

Prenda o prendedor de torque ao tubo de PVC cerca de 10 cm acima da conexão. Enrole a fita isolante ao redor do tubo acima e abaixo do para-raios, para evitar que ele deslize para cima ou para baixo no tubo enquanto a bomba estiver sendo abaixada no poço.

Etapa 6

Ao comprar seu tubo, determine se você usará um adaptador sem cavidade no revestimento do poço ou algum outro tipo de acessório para prender o tubo no poço de descarga na parte superior do revestimento. Você precisará instalá-los antes de inserir a bomba no poço.

Conexão Elétrica (Bomba)

Passo 1

O tamanho do fio que você passa do controlador da bomba para o poço deve corresponder às especificações do fabricante, pois os fios muito pequenos causam baixa tensão de partida, induzindo desgaste desnecessário na bomba e possivelmente anulando a garantia.

Passo 2

Se você não souber como proceder com a fiação, chame um eletricista qualificado.

Etapa 3

Os fios da bomba são codificados por cores preto, amarelo, vermelho e verde (terra). Você precisa uni-los aos fios correspondentes da caixa de controle na casa da bomba. É provável que elas ocorram no subsolo ou acima do poço.

Passo 4

Deslize um dos conectores pretos da tubulação de ajuste por contração sobre cada pigtail proveniente da bomba. Isso inclui o fio terra verde, que deve ser conectado ao fio terra da caixa de controle.

Etapa 5

Use as conexões de crimpagem para crimpar cada cor de fio ao seu companheiro.

Etapa 6

Deslize os conectores pretos de ajuste de contração sobre os fios expostos e prensados ​​e use a tocha de propano para encolher os tubos. Não deixe os tubos tocarem durante o aquecimento e não encolha demais. Isso pode fazer orifícios nos tubos ou torná-los quebradiços.

Etapa 7

Use um balde de água e um ohmímetro para testar a continuidade. Mergulhe as emendas completamente, deixando as extremidades nuas correndo para o controlador da bomba para fora do balde.

Etapa 8

Defina o ohmímetro como zero.

Etapa 9

Mergulhe um dos cabos do ohmímetro na água e toque o outro nas extremidades nuas de cada fio, um após o outro. Se o medidor lê infinito, as emendas são boas.

Etapa 10

Se a agulha do ohmímetro mudar para zero em qualquer fio, a emenda não será estanque. Para descobrir onde está o problema, puxe o fio lentamente para fora do balde, deixando o ohmímetro ainda tocando a extremidade nua. Quando a agulha vira para o infinito, você descobriu onde a emenda está ruim.

Etapa 11

Repare a conexão com um kit de emenda e teste novamente.

Etapa 12

Prenda os fios que correm pelo poço ao tubo, usando fita isolante ou abraçadeiras a cada poucos metros. Não estique o fio com força; precisa de alguma doação. Proteja as emendas expostas com fita isolante para evitar que raspe o revestimento do poço ou o tubo.

Configurando a bomba

Passo 1

Antes de começar a ajustar a bomba, coloque sua corda de segurança no lugar. A corda de segurança é uma corda fina e forte, contanto que a profundidade do poço. Amarre uma extremidade ao olhal de segurança na parte superior da bomba e a outra à conexão dentro da tampa do poço. Como este é seu seguro contra a perda da bomba no poço, não economize na qualidade da corda e teste seus nós.

Passo 2

Para poços mais rasos usando tubo de PVC, você provavelmente pode fazer o trabalho com três ou quatro pessoas: uma para guiar a bomba pelo poço e as outras para estabilizar e alimentar o tubo na carcaça do poço.

Etapa 3

Para poços profundos, especialmente se for usado tubo galvanizado, você precisará de algo para estabilizar o peso do tubo, geralmente um tripé que suporte um bloco e equipamento, que suporta a bomba em seu cabo de segurança. Para obter instruções detalhadas sobre como construir um tripé e braçadeira para pés, consulte Recursos.

Passo 4

Use o bloco e o equipamento para abaixar o conjunto do tubo no poço e segure-o enquanto monta cada seção.

Etapa 5

Não abaixe a bomba até o fundo do poço, pois ela irá entupir e queimar rapidamente. Defina-o pelo menos 10 pés acima da parte inferior.

Etapa 6

Na parte superior do poço, conecte o tubo ao adaptador sem cavidade pré-instalado, se você estiver usando um, ou conecte o tubo ao tubo de descarga acima da vedação do poço.

Na casa da bomba

Passo 1

As extremidades longas do fio que passa do poço são alimentadas no controlador da bomba, que deve corresponder à sua bomba na classificação de potência, ou não funcionará corretamente.

Passo 2

Os pinos dentro da caixa de controle são identificados para corresponder aos fios da bomba (L1, L2, R, Y, B). Se você não tiver certeza sobre a fiação da bomba, ligue para um eletricista certificado; caso contrário, enrosque os fios nas conexões apropriadas e aperte os parafusos.

Etapa 3

Aterre o fio verde ao aterramento do sistema ou à barra de aterramento da caixa do painel.

Passo 4

A forma como a sua caixa de controle se encaixa no resto do seu sistema de água dependerá de a bomba descarregar diretamente em uma cisterna ou passar por um tanque de pressão. Siga as instruções do fabricante no tanque de pressão ou chame um eletricista para ajudá-lo a determinar a melhor maneira de incorporar o controlador da bomba em seu sistema específico.

Pin
Send
Share
Send