Como testar transistores Darlington

Pin
Send
Share
Send

O transistor de Darlington é um dispositivo semicondutor composto por dois transistores que conectam o emissor de um à base do outro. O circuito resultante cria um equivalente de transistor com maiores capacidades de manipulação de corrente e maior ganho de corrente (hFE) em todo o dispositivo. O aumento de ganho é o produto do ganho dos dois semicondutores individuais. Se o ganho de cada um for 100, o ganho geral do dispositivo Darlington será 10.000, por exemplo.

Passo 1

Identifique os condutores base, coletor e emissor no transistor Darlington. O condutor da base se conecta à base do primeiro transistor do par, o coletor é conectado em comum aos dois componentes do par e o condutor do emissor ao emissor do segundo transistor. Se você não tiver certeza se o dispositivo é do tipo NPN ou PNP, consulte a folha de especificações do fabricante. As etapas a seguir se referem a um transistor do tipo NPN. Inverta a polaridade dos cabos de teste para um dispositivo do tipo PNP.

Passo 2

Gire o dial do multímetro para a configuração de diodo. Se sua ferramenta não tiver essa opção, coloque-a na configuração mais baixa de Ohms.

Etapa 3

Prenda ou pressione o fio positivo do medidor no fio base. Se os seus cabos de teste não tiverem clipes integrados, use o jumper de jacaré para conectar o cabo do transistor e a sonda do medidor. O recorte da sonda facilita o trabalho com os pequenos dispositivos.

Passo 4

Toque a sonda de teste negativa no coletor e depois no emissor. Um transistor funcionando corretamente exibirá uma leitura baixa de hFE (ganho de corrente do transistor).

Etapa 5

Prenda o fio negativo do medidor no fio base do transistor.

Etapa 6

Pressione o fio positivo nos fios emissor e coletor. Cada leitura deve exibir um circuito aberto (resistência infinita), devido ao viés reverso do equipamento de teste.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: TRANSISTOR DARLINGTON COMO TESTAR (Pode 2024).