Como sangrar um tanque de pressão de poço

Pin
Send
Share
Send

Se você tem um poço, provavelmente possui um tanque de pressão em algum lugar próximo a ele. Como o próprio nome indica, o objetivo do tanque de pressão é manter a água pressurizada para evitar a necessidade de a bomba ligar sempre que você abrir uma torneira. Existem dois tipos de tanques de pressão: os hidropneumáticos com um único compartimento contendo ar e água e os tanques de bexiga com dois compartimentos separados por uma bexiga de borracha. Um compartimento armazena água e um contém ar pressurizado. A pressão do ar é crítica para o bom funcionamento da bomba e, se estiver muito alta, você pode precisar sangrar o tanque. Normalmente, isso é apenas um problema nos tanques da bexiga. Como o ar se mistura com a água em um tanque hidropneumático, é raro ele ter muito ar.

Como o sangramento de um tanque de pressão de poço

Pressão ideal do ar

Os tanques de pressão no estilo da bexiga já vêm carregados pelo fabricante, e você geralmente encontrará a pressão do ar de fábrica exibida em uma etiqueta no tanque de ar do poço. Geralmente, são cerca de 30 psi, mas, idealmente, a pressão do ar deve ser 2 psi menor que a pressão de corte que você definiu para a bomba. Por exemplo, se você configurar a bomba para ligar quando a pressão cair para 30 psi, a pressão do ar no tanque deverá ser 28 psi. Dessa forma, sempre há uma pequena quantidade de pressão da água no sistema.

Não muito alto, não muito baixo

Se a pressão do ar no tanque de pressão for menor que seu valor ideal, a bexiga se estenderá excessivamente quando a bomba enche o tanque de água e a borracha pode se romper. A condição oposta - a pressão é muito alta - pode ser perigosa; a válvula Schrader pode se romper ou a bomba pode funcionar erraticamente. Você deve verificar a pressão do tanque periodicamente e sangrar um pouco de ar se a pressão estiver mais de 2 psi acima da pressão de corte da bomba.

Sangrando o tanque de pressão do poço

Determine a pressão de corte de sua bomba de pressão observando a pressão no manômetro localizado na parte superior da bomba quando ela ligar. Anote esse número.

Em seguida, desligue a bomba; a maneira mais fácil de fazer isso é desligar o disjuntor no painel elétrico. Abra uma torneira perto do tanque de pressão do poço - uma torneira de lavanderia no porão geralmente é melhor - para esvaziar o tanque. Deixe a água correr até parar. Deixe a válvula aberta.

Localize a válvula Schrader - geralmente ela está na parte superior do tanque ou no lado próximo à parte superior. Parece com a válvula de ar nos pneus do seu carro. Verifique a pressão com um manômetro de pneu de carro e compare-o com a pressão de amaciamento da bomba.

Se a pressão estiver muito alta, sangre o tanque. Pressione o pino da válvula com o dedo para liberar uma pequena quantidade de ar e verifique a pressão novamente. Continue fazendo isso até que a pressão seja 2 psi menor que a pressão de corte da bomba.

Vale a pena notar que, se você tiver um tanque hidropneumático, chame um encanador se suspeitar que ele precisa ser sangrado. Provavelmente não, mas é preciso um profissional que entenda seu sistema específico para obter uma avaliação confiável e descobrir a melhor maneira de fazê-lo, se for necessário.

Pin
Send
Share
Send