Como saber se um disjuntor de carro não está funcionando

Pin
Send
Share
Send

Os disjuntores automotivos têm o mesmo objetivo que os disjuntores no painel de serviço da sua casa; eles protegem os circuitos contra curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. Alguns disjuntores automotivos (CBs), como os encontrados no painel de CBs da sua casa, precisam ser redefinidos manualmente depois que eles saem (ou abrem) em condições de curto-circuito ou sobrecarga. Outros, como os encontrados em muitos eletrodomésticos, se redefinem automaticamente após um período de tempo especificado. Os CBs automotivos, principalmente do tipo de redefinição automática, substituíram os fusíveis na maioria dos circuitos elétricos automotivos sujeitos a condições ocasionais de sobrecarga.

crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images

Montar o gabarito de teste

Passo 1

Limpe a ponta da pistola de solda limpando a ponta quente na esponja molhada. Estanhe a ponta limpa aplicando uma leve camada de solda de núcleo de resina. Uma ponta adequadamente limpa e estanhada aparecerá na cor prata brilhante.

Passo 2

Monte o interruptor de faca de 12 volts e 30 ampéres na placa de madeira. Corte dois pedaços de 48 polegadas e um de 18 polegadas de fio de cobre trançado de 14 AWG e retire ¾ de polegada de isolamento de ambas as extremidades de cada peça.

Etapa 3

Solde uma extremidade do fio de 18 polegadas e uma extremidade do resistor de energia a um terminal do interruptor da faca. Solde um clipe de teste de jacaré para a outra extremidade deste fio.

Passo 4

Conecte a outra extremidade desse fio de 48 polegadas ao terminal negativo da bateria. O terminal negativo pode ser identificado de duas maneiras, o sinal "-" (menos) nele e pelo fato de o diâmetro do furo ser um pouco menor que o do terminal "+" (positivo).

Etapa 5

Conecte uma extremidade do fio restante de 48 polegadas ao terminal positivo (+) da bateria e a outra extremidade ao clipe de teste de jacaré restante.

Teste um disjuntor sob condições de carga

Passo 1

Abra o interruptor da faca e conecte os terminais da bateria a uma bateria automática de 12 volts e totalmente carregada.

Passo 2

Conecte um clipe de teste de jacaré a cada um dos terminais da lâmina no CB em teste.

Etapa 3

Defina seu DMM para medir 12 volts DC e coloque as pontas de prova no resistor de potência. Você deve ler a tensão total da bateria, se ler "0 volts", o disjuntor está na posição de disparo. Se o CB for do tipo de redefinição manual, tente redefini-lo. Depois de redefinir o disjuntor, você deve ler a tensão total da bateria. Caso contrário, o CB está com defeito e deve ser substituído. Os CBs de redefinição automática nem sempre podem se redefinir após uma sobrecarga severa e precisam ser substituídos.

Passo 4

Se o disjuntor estiver bom, é hora de verificar se ele abrirá corretamente em condições de curto-circuito. Anexe os leads do seu DMM no CB em teste. Ele deve ler "0 volts", indicando que o disjuntor está fechado.

Ao contrário dos fusíveis, um disjuntor nem sempre abre um circuito, como deveria. Sob uma condição severa de curto-circuito, o surto de corrente pode ser forte o suficiente para passar por cima do CB e fundir os contatos, e a corrente continuará a fluir no circuito. Os CBs com defeito podem destruir acessórios elétricos, derreter os fios e causar incêndios elétricos que destroem seu veículo.

Etapa 5

Feche a chave de curto-circuito rapidamente enquanto assiste à leitura no seu DMM. Se você não vir uma leitura de 12 volts assim que a chave for fechada, abra a chave imediatamente para evitar danos ao gabarito de teste. Você pode observar uma faísca quando a chave se fecha, ignorando o resistor de potência em série e colocando um curto-circuito direto no circuito. Isso é de se esperar.

Se o CB não abrir e o DMM indicar esse evento exibindo a tensão da bateria, o CB está com defeito e precisa ser substituído.

Pin
Send
Share
Send