Como o ácido afeta o cobre?

Pin
Send
Share
Send

Com sua aparência brilhante e excelente condutividade, o cobre é usado em fios domésticos, circuitos de computador, objetos decorativos e até na Estátua da Liberdade. Seu uso em moedas de um centavo faz com que seja uma parte comum de muitos experimentos científicos, incluindo como o ácido afeta esse metal. Estudantes mais jovens podem explorar a ação de ácidos fracos, enquanto estudantes mais velhos podem ter a chance de descobrir os efeitos de ácidos fortes no cobre.

O vinagre restaurará o brilho de seus centavos.

Ácidos fracos

O ácido fraco mais comum que temos em casa é o vinagre - uma solução a cinco por cento de ácido acético. Com o tempo, os centavos de cobre ficam marrons quando o cobre se oxida com o ar. O vinagre e outros ácidos fracos, como o suco cítrico, dissolvem essa camada de óxido de cobre. Depois de embeber o centavo no ácido, lave-o com água limpa e você ficará com um centavo brilhante.

Advertências

Embora a limpeza de suas moedas de um centavo com vinagre possa ser uma experiência divertida em casa, evite fazer a experiência em grandes quantidades. O óxido de cobre e o vinagre formam acetato de cobre, nocivo para peixes e plantas. Use o mínimo de vinagre possível e lave o extra na pia com água em abundância. Além disso, não use vinagre para limpar moedas antigas, pois a limpeza diminui seu valor.

Ácidos Fortes

Ácidos fortes incluem ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido clorídrico e ácido fosfórico. A capacidade de um ácido de oxidar metais determina seu efeito no cobre. O ácido clorídrico e fosfórico não oxida bem os metais e não dissolve o cobre. O ácido sulfúrico tem uma capacidade oxidante média e dissolve o cobre ao longo do tempo. Com uma alta resistência oxidativa, o ácido nítrico dissolve completamente o cobre, tornando-o verde e depois azul quando o metal se dissipa em questão de minutos. Quaisquer experimentos com ácidos fortes devem ser feitos em um laboratório equipado com um exaustor.

Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é feita com uma fina camada de cobre. Quando a estátua foi exibida pela primeira vez, tinha o brilho vermelho metálico de um novo centavo. A cor verde na estátua agora não é resultado da chuva ácida, mas da oxidação natural como uma reação do ar e da umidade. A estátua poderia ser limpa por inteiro usando uma solução ácida fraca, mas isso removeria o óxido de cobre protetor, desgastaria parte do cobre e deixaria o cobre por baixo exposto a mais oxidação. Com o tempo, a estátua desapareceria se fosse rotineiramente limpa.

Pin
Send
Share
Send