Como faço para limpar após um vazamento de bateria alcalina?

Pin
Send
Share
Send

Se uma bateria alcalina descartável vazar dentro de um componente eletrônico, o vazamento pode arruinar o dispositivo. A maioria das baterias cilíndricas, incluindo células AAA, AA, C e D, são alcalinas, assim como muitas pilhas tipo botão que se encaixam em relógios e aparelhos auditivos. O produto químico alcalino nessas baterias é o hidróxido de potássio. Este produto químico é tóxico e corrosivo, mas você pode neutralizá-lo com um ácido e limpá-lo sem muitos problemas. Esteja avisado: você usa um agente diferente em vazamentos de baterias alcalinas do que em vazamentos de baterias ácidas. Há uma chance de sua bateria vazar conter um eletrólito ácido. Nesse caso, a caixa indicará isso e você não deve usar um ácido para neutralizá-lo.

Crédito: Roel Smart / iStock / Getty Images O produto químico corrosivo nas baterias alcalinas pode arruinar os equipamentos eletrônicos.

Passo 1

Remova a bateria com vazamento do dispositivo. O hidróxido de potássio não queima a pele, mas pode irritá-la e danificar os olhos, portanto use luvas e óculos de borracha.

Passo 2

Coloque um pouco de vinagre ou suco de limão em um frasco de spray. Ambos são ácidos fracos que neutralizam o produto químico corrosivo na bateria que vaza e também não são perigosos de usar.

Etapa 3

Pulverize os depósitos que vazaram da bateria e esfregue-os com uma escova de dentes. Use uma toalha de papel para remover os depósitos soltos, depois de lavá-los, e absorver o excesso de vinagre ou suco de limão.

Passo 4

Repita o procedimento quantas vezes for necessário para remover todos os depósitos da bateria. Limpe com uma toalha de papel levemente umedecida e deixe o dispositivo que você está limpando de lado para secar por várias horas.

Etapa 5

Use um procedimento semelhante para limpar vazamentos do chão ou de uma mesa. Neutralize o hidróxido de potássio com vinagre ou suco de limão e limpe-o com uma escova de dentes. Limpe a área com uma toalha de papel umedecida quando terminar.

Pin
Send
Share
Send