Como ligar um fogão a lenha através da janela do porão

Pin
Send
Share
Send

Os fogões a lenha são uma maneira de chegar a casa e os proprietários mantêm uma casa quentinha durante os meses mais frios do inverno. Instalar um fogão é um projeto de bricolage que quase qualquer pessoa fisicamente capaz pode fazer, desde que sejam seguidas algumas diretrizes básicas sobre como o fogão é ventilado - neste caso, através de uma janela do porão adjacente. Ao fazer isso, conectar corretamente a unidade é fundamental para segurança e desempenho.

Um fogão a lenha com eficiência de calor pode ser instalado em um porão, desde que sejam tomadas algumas precauções.

Passo 1

Verifique com a autoridade de código de construção local se há restrições de código de incêndio em sua área em relação à instalação e colocação de tubulações de fogão a lenha. As diretrizes variam de acordo com a jurisdição, mas, de um modo geral, o cano precisa sair para uma chaminé que despeja pelo menos 3 pés acima da linha do telhado.

Passo 2

Coloque o fogão a pelo menos 3 a 4 pés de distância da parede mais próxima para criar uma "zona segura" - você não deseja que o calor irradiante superaqueça a parede e aumente as chances de incêndio. Isso não é necessário se a parede de alvenaria for separada de uma parede combustível por pelo menos um espaço de 2,5 cm e for ventilada na parte superior e inferior. Para adaptar uma parede, instale folhas de metal de calibre 24 sobre a parede combustível usando espaçadores não inflamáveis ​​de 1 polegada para criar uma zona de amortecimento entre a parede e o protetor de metal. O painel isolante com estrutura de metal pode ser usado em vez da chapa, mas também deve ser espaçado uma polegada da parede e ter espaços entre a parede, o piso e o teto para aliviar o calor.

Etapa 3

Meça da parte superior do fogão até a abertura na janela do porão e, desde que você não tenha comprado a tubulação já cortada, corte o tubo, usando uma serra apropriada ao material, em segmentos de 3 pés que totalizem a distância necessária em comprimento total .

Passo 4

Determine a melhor maneira de a fumaça sair pela tubulação. A tubulação do fogão pode ser configurada de várias maneiras, com a tubulação vertical conectada através de um cotovelo de 90 graus, sendo a mais propícia para permitir que a fumaça se dissipe do fluxo de ar que ocorre naturalmente.

Etapa 5

Instale a primeira seção e conecte-a à unidade do fogão a lenha através de parafusos para a tubulação de metal da conduta. Se você estiver usando tubos de cerâmica, use quantidades generosas de camada de queima no local do anexo. Continue adicionando as seções de 3 pés dessa maneira até que todos os tubos estejam presos na configuração desejada.

Etapa 6

Corte um pedaço de chapa que mede as mesmas dimensões da janela do porão e faça um orifício na folha que é 1/8 de polegada maior que o diâmetro do tubo do fogão. Passe a folha de metal sobre o tubo e pressione-a rente à janela do porão do lado de fora da casa. Preencha as lacunas entre o tubo e o metal com revestimento de fogo e enrosque a folha na moldura da janela externa para bloquear o ar externo.

Etapa 7

Adicione outro cotovelo de 90 graus do lado de fora da janela e seções do cano da chaminé que escapam para fora do porão e subam a lateral da casa, acima da linha do telhado, afixando o cano na casa com o equipamento apropriado.

Pin
Send
Share
Send