Quais são os perigos dos amaciadores?

Pin
Send
Share
Send

Os amaciadores de tecido ajudam a manter as roupas macias e coloridas. Enquanto muitas pessoas usam amaciantes enquanto lavam a roupa, a maioria não tem conhecimento dos produtos químicos que os amaciantes usam. Muitos fabricantes de amaciantes não detalham os compostos que usam para ajudar a amaciar o tecido. Infelizmente, muitos amaciadores são feitos de uma ampla mistura de produtos químicos que podem ter efeitos potencialmente perigosos no corpo humano ao longo do tempo.

O amaciante de roupas pode causar irritação e danos ao sistema nervoso.

Irritação

As empresas amaciadoras de tecido alertam que seus produtos podem causar irritação, especialmente as versões líquidas, e aconselham que você não permita que nenhum amaciante toque sua pele ou seus olhos. Alguns dos produtos químicos usados ​​para criar esses amaciadores são cáusticos e podem causar problemas de prurido ou queimação quando os produtos entram em contato acidentalmente com a pele.

Problemas respiratórios

Outros produtos químicos nos amaciadores podem causar problemas nos pulmões e irritação mais significativa se forem inalados. O álcool benzílico, um ingrediente comum, atua como um irritante do trato respiratório superior, enquanto outros compostos como o A-Terpineol e o pentano também podem causar danos nos pulmões. Esses produtos químicos podem causar asma, especialmente em crianças mais novas.

Carcinógenos

Os agentes cancerígenos são compostos que têm sido associados a causar câncer. É difícil identificar as substâncias que realmente podem causar câncer, e aquelas ligadas a evidências suficientes são frequentemente proibidas (como o amianto). No entanto, outros produtos químicos podem ter sido associados ao câncer em alguns estudos, mas ainda não foram examinados o suficiente para determinar uma ligação direta. Produtos químicos como clorofórmio e limoneno são conhecidos como cancerígenos e aparecem em amaciadores.

Danos no Sistema Nervoso

Muitos dos compostos que causam irritação na pele ou podem aumentar a possibilidade de câncer também podem ter um efeito tóxico cumulativo se forem ingeridos acidentalmente. Etanol, cânfora e linalol podem causar danos ao sistema nervoso. O mesmo ocorre com o clorofórmio e o A-terpineol mencionados anteriormente. A exposição à toxina resulta em sintomas como tontura, náusea, dor de cabeça, dormência e dor no pescoço e na coluna.

Problemas de tecido

Alguns amaciadores de tecido usam sebo, um material ceroso que pode ajudar a proteger a roupa e impedir que ela seja danificada com facilidade por manchas. No entanto, o sebo também pode tornar as toalhas ineficazes na absorção de água; como o sebo repele os líquidos, as toalhas podem ter dificuldades para realizar seus trabalhos em banheiros e cozinhas. O sebo também é perigoso para o filtro de cotão do secador, onde pode causar problemas de entupimento.

Má adaptação crônica

O sistema nervoso humano desenvolve uma condição quando constantemente exposto aos produtos químicos tóxicos que os amaciadores deixam na roupa, tornando-se cronicamente mal adaptado à sua presença. O efeito das toxinas no sistema nervoso, embora negativo, pode criar uma resposta do tipo viciante quando elas estão constantemente presentes. O sistema nervoso começa a esperar que as toxinas estejam lá e alguém afetado pode não associar problemas com produtos amaciadores, mesmo em nível físico. Esse problema é agravado pelos amaciadores que impregnam os tecidos e continuam a liberar seus compostos por um longo período de tempo.

Pin
Send
Share
Send